O corpo-canovaccio: relações entre corpo e escrita na Commedia dell'Arte contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e109

Palavras-chave:

corpo-canovaccio, comedia dell'arte, autoetnografia, dramaturgia, atuação

Resumo

O conceito de Corpo-canovaccio reflete como o corpo do ator se transforma em um espaço de múltiplas camadas culturais e narrativas. A partir de uma perspectiva contemporânea sobre a Commedia Dell'Arte, o corpo do ator é uma tela que absorve elementos de improvisação, memória e tradição. Este artigo faz uma pesquisa autoetnográfica com o espetáculo O Soldado, a Tigresa e uma outra história, demonstrando como o Corpo-canovaccio permite explorar narrativas pessoais e culturais, reinventando a Commedia Dell'Arte. Também discute o Ma, uma noção japonesa de espaço-tempo em suspensão, e o corpo em suspensão, conceitos que explicam a transformação constante do corpo do ator.

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Biografia do Autor

Douglas Kodi Seto Takeguma, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ator e diretor do Teatro do Alvorecer (Maringá-PR), ator no grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR). Ator, mascareiro, diretor e pesquisador.  

 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

TAKEGUMA, Douglas Kodi Seto. O corpo-canovaccio: relações entre corpo e escrita na Commedia dell’Arte contemporânea. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–31, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26224. Acesso em: 21 dez. 2024.