Luzes, câmera, ação!: Práticas teatrais com surdos em ambiente virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0113

Palavras-chave:

Processo de Drama, Oficinas de Teatro, Teatro com surdos, Extensão Universitária

Resumo

O artigo apresenta duas oficinas de teatro oferecidas para público de pessoas surdas e desenvolvidas em modo remoto por meio de plataformas virtuais durante o ano de 2020. São analisados dois processos de Drama - abordagem para ensino e experimentação teatrais - destacando estratégias de ensino que consideraram as referências das e dos participantes surdas e surdos e o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os recursos oferecidos pelas plataformas escolhidas foram integrados aos processos de Drama, estimulando a elaboração de um pré-texto que dialogasse com o ambiente virtual e contribuindo para a ampliação das possibilidades de jogo cênico durante o desenvolvimento dos processos.

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Biografia do Autor

Diego de Medeiros Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor Doutor do Departamento de Artes Cênicas, Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) e Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Douglas Vicente Leopold, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduando do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Priscila Lourenzo Jardim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Teatro pela UFRGS (2017).

 

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

PEREIRA, Diego de Medeiros; BERSELLI, Marcia; LEOPOLD, Douglas Vicente; JARDIM, Priscila Lourenzo. Luzes, câmera, ação!: Práticas teatrais com surdos em ambiente virtual. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–25, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0113. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20344. Acesso em: 29 mar. 2024.