Em busca dos choques estéticos: a influência do controle na anestesia afetiva do espectador

Authors

  • Henrique Bezerra de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC
  • José Ronaldo Faleiro Universidade do Estado Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102272016339

Abstract

O artigo parte da observação de uma dificuldade na criação de choques estéticos em determinadas poéticas teatrais praticadas hoje. A partir desta inquietação, traça um paralelo entre estas práticas e as ideias de sociedade disciplinar, de Michel Foucault, e sociedade de controle, de Gilles Deleuze. Tais aproximações visam investigar o impacto destes conceitos na prática cênica, seus ecos na recepção do espectador, bem como sua influência nos processos de composição das obras teatrais. Tal análise perpassa pelas ideias de teatralidade e performatividade, observando como a exploração ou denegação destes conceitos pode propor outras formas de percepção da composição cênica na tentativa de reativar a capacidade de criação de choques nas poéticas teatrais.

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Author Biographies

Henrique Bezerra de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ator e diretor teatral.

http://henriquebezerrads.wix.com/henriquebezerra

José Ronaldo Faleiro, Universidade do Estado Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Doutor em Arts du Spectacle pela Université de Paris X - Nanterre(1998). Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Published

2016-12-24

How to Cite

SOUZA, Henrique Bezerra de; FALEIRO, José Ronaldo. Em busca dos choques estéticos: a influência do controle na anestesia afetiva do espectador. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 339–349, 2016. DOI: 10.5965/1414573102272016339. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8747. Acesso em: 18 may. 2024.