Teatro performativo no contexto das afasias: elaboração de procedimentos e pedagogias nas artes da cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0202

Palavras-chave:

Teatro Performativo, Performatividade, Multimodalidade, Afasia

Resumo

Este artigo reflete sobre o ato teatral performativo e a coocorrência de semioses verbais e não verbais em contextos de afasia. A reconstituição de semioses multimodais pela afásica, não na ausência da afasia, mas na presença da afasia. Investiga a noção de densidade modal das semioses que se interconectam, visando salientar que elas são: distintas; que sua relevância na construção do sentido depende do recurso multimodal, da capacidade oral e motora da afásica, de recursos mais convocados e recorrentes na cena, do contexto de produção do sentido. Aprofunda interesses teóricos, estéticos, metodológicos e práticos acerca da encenação performativa com pessoas afásicas a fim de desenvolver um campo de estudos que contribua com as práticas e pedagogias de criação nas artes da cena.

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Biografia do Autor

Juliana Pablos Calligaris, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP. Pós-graduação latu sensu em Simbologia Teatral pela Escola de Comunicação e Artes - ECA/USP. Graduação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes/Unicamp. Graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH/UNICAMP. Licenciatura em Artes pelas Faculdades Mozarteum de São Paulo.    

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

CALLIGARIS, Juliana Pablos. Teatro performativo no contexto das afasias: elaboração de procedimentos e pedagogias nas artes da cena. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–34, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22128. Acesso em: 29 mar. 2024.