“Porque a Criança Cozinha na Polenta”: Aglaja Veteranyi na adaptação da Cia. Teatral Mungunzá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0207

Palavras-chave:

Teatro, Multimodalidade, Multimidialidade

Resumo

Este artigo buscou observar a adoção de recursos multimodais na construção dramatúrgica de “Porque a Criança Cozinha na Polenta“, dirigido por Nelson Baskerville. Trata-se da adaptação para a teatro do romance autobiográfico de Aglaja Veteranyi, escritora, diretora e atriz romena que fugira para a Europa ocidental com a família durante a ditadura de Nicolae Ceausescu. A partir de análise multimodal, com exemplos comentados por Mondada e Lehmann como a noção de densidade modal e o uso de multimídia no teatro pós dramático, investiguei as escolhas estéticas da encenação. Considerei a importância da recepção como elemento de efetivação da questão fenomenológica, pois a relação com o público é elemento fundante da poética teatral contemporânea.

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Biografia do Autor

Juliana Pablos Calligaris, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Artes da Cena pelo Instituto de Artes (UNICAMP). Mestrado em Linguística, Teatro e Semiótica pelo Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP). Bacharel em Artes Cênicas/UNICAMP. Licenciatura em Filosofia/UNICAMP.MP.

Referências

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

CALLIGARIS, Juliana Pablos. “Porque a Criança Cozinha na Polenta”: Aglaja Veteranyi na adaptação da Cia. Teatral Mungunzá. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–33, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0207. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18762. Acesso em: 22 dez. 2024.