Augusto Rodrigues Duarte: um palhaço entre versos, jornais e jocosidades no Brasil oitocentista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101462023e0106

Palavras-chave:

Palhaço, Comicidade, Circo, História

Resumo

Entre a vasta produção circense no Brasil do século XIX, a atuação dos palhaços e, portanto, a comicidade tinham presença marcante nos espetáculos. Nesse sentido, este artigo visa apresentar e analisar parte da atuação do palhaço Augusto Rodrigues Duarte, acessar a multiplicidade de suas apresentações e a mistura de expressões e técnicas que ele mobilizou em suas realizações artísticas no diversificado e complexo cenário da comicidade circense do período. Para tanto, realizou-se o levantamento e cruzamento de diferentes fontes, principalmente jornais oitocentistas, que foram consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ). Desse modo, este estudo se dedica à produção profissional de Augusto Rodrigues Duarte, artista pouco conhecido pela bibliografia dedicada ao tema, e a divulgar e ampliar o entendimento da produção da comicidade no século XIX e seus artistas para além de palhaços da época já contemplados com estudos e publicações diversas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Carvalho Lopes, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).).

Ermínia Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em História Social da Cultura (IFCH-UNICAMP). Mestre e Graduada. Coordenadora, com Daniel Lopes, do site www.circonteudo.com  Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS – FEF/UNICAMP). Professora da ESLIPA – Escola Livre de Palhaços, Palhaças e Palhaces. Vencedora do Prêmio Governador do Estado para a Cultura – SP (2012).  

Referências

A FOLHA NOVA, Rio de Janeiro, 19/05/1885.

A NAÇÃO, Rio de Janeiro, 06/08/1872, 02/09/1872, 08/09/1872.

A REPÚBLICA, Rio de Janeiro, 08/09/1872.

ABREU, Martha; DANTAS, Carolina. Monteiro Lopes e Eduardo das Neves: histórias não contadas da primeira República. Niterói: Eduff, 2020.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CERTEAU, Michael de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

CORREIO MERCANTIL, Rio de Janeiro, 29/08/1857, 17/01/1858, 24/04/1858, 25/03/1860, 28/04/1860, 17/05/1862, 08/12/1862, 16/12/1862, 12/12/1863, 21/02/1864, 17/06/1864, 27/10/1864, 28/10/1864, 17/11/1864, 19/11/1864, 03/06/1865, 25/10/1865, 25/01/1866, 27/01/1866, 06/04/1867.

CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 13/12/1872, 29/04/1875, 08/05/1875, 14/05/1875.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Rio de Janeiro, 04/07/1872, 11/07/1872, 28/07/1872, 01/09/1872.

DIÁRIO DE SÃO PAULO, São Paulo, 01/01/1873.

DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, 25/05/1864, 13/02/1866, 09/09/1872, 05/11/1875.

DUARTE. Regina Horta. O circo em cartaz. Belo Horizonte: Einthoven Científica Ltda., 2001.

ECHO DA NAÇÃO, Rio de Janeiro, 23/06/1861.

JORNAL DO COMÉRCIO, Rio de Janeiro, 28/04/1866, 07/03/1872, 24/04/1872, 04/05/1872, 27/06/1872, 17/07/1872, 23/10/1875, 07/06/1877, 22/08/1877.

LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia. Circos e palhaços no Rio de Janeiro: Império. Rio de Janeiro: Grupo Off-Sina, 2015.

LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia. Um Brasil de circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930. Campinas: Produção Autoral – Circonteudo, 2022a.

LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia. Entre pilherias, chistes e jocosidades: as múltiplas facetas dos palhaços no Brasil do século XIX. Dramaturgias (LADI-UNB), v. 1, n. 21, p. 110-130, 2022b. Acesso em: 03 jan. 2023. ISSN: 2525-9105.

LUCA, Tania Regina de. História do, nos e por meio dos periódicos. In: PÍNSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 111-153.

O GLOBO, Rio de Janeiro, 24/07/1875.

O MEQUETREFE, Rio de Janeiro, 22/07/1875, 29/07/1875.

O MERCANTIL, Rio de Janeiro, 09/09/1876, 24/04/1885.

ONTAÑÓN, Teresa Barragán; DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação Física e atividades circenses: o estado da arte. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 02, p. 149-168, abr./jun. de 2012. Acesso em: 07 dez. 2022.

ROCHA, Gilmar. Circo no Brasil – Estado da Arte. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, v. 1, n. 70, p. 51-70, 2010.

Acesso em: 03 dez. 2022. DOI: https:/doi.org/10.17666/bib84.

SILVA, Ermínia. Circo – Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Itaú Cultural; Editora WMF Martins Fontes, 2022.

SILVA, Ermínia; MELO FILHO, Celso Amâncio. Palhaços excêntricos musicais. Rio de Janeiro: Grupo Off-Sina, 2014.

TAMAOKI, Verônica (org.). O diário de Polydoro. São Paulo: Centro de Memória do Circo, 2020.

VILELA, Ivan. Cantando a própria história: música Caipira e enraizamento. São Paulo: Edusp, 2015.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Ermínia. Augusto Rodrigues Duarte: um palhaço entre versos, jornais e jocosidades no Brasil oitocentista. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–28, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23221. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade