Transfiguras espaciais-temporais. Espaços de finitude em teatro e performance da atualidade

Autores

  • Nikolaus Müller-Schöll
  • Stephan Arnulf Baumgärtel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Talita Corrêa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200046

Palavras-chave:

Palco como dispositivo. Configurações espaciais relacionais. Mediação espacial.

Resumo

A partir de uma crítica de concepções arquitetônicas dos espaços teatrais e contextualizando suas transformações numa perspectiva histórico-cultural, o artigo discute maneiras como sair ou não sair do dispositivo de espaço à italiano. Discute até que ponto as perturbações e desafirmações do espaço à italiano, apresentados ao longo do ensaio, podem servir para elucidar a afirmação de Agamben de que a profanação de um dispositivo evidencia o ponto de ingovernabilidade que está na partida e no fim de qualquer prática política.

Biografia do Autor

Nikolaus Müller-Schöll

Professor de Ciências Teatrais na Johann-Wolfgang-Goethe Universität de Frankfurt/Main, e Coordenador dos Cursos de Mestrado Dramaturgismo e Comparative Dramaturgy and Performance Research. Entre suas últimas publicações encontram-se as coletâneas Theatre as Critique (2019) e Das Denken der Bühne (2019). Atualmente, é presidente da Sociedade Alemã de Estudos Teatrais.

Stephan Arnulf Baumgärtel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Talita Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

olsista de Iniciação Científica (CI) no projeto “Encenação enquanto Instalação” do prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel. Atriz, dançarina, pesquisadora e arte-educadora. Graduanda em Teatro – Centro de Artes/UDESC.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

MÜLLER-SCHÖLL, N.; BAUMGÄRTEL, S. A.; CORRÊA, T. Transfiguras espaciais-temporais. Espaços de finitude em teatro e performance da atualidade. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-27, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200046. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18225. Acesso em: 1 ago. 2021.