Transfiguras espaciais-temporais. Espaços de finitude em teatro e performance da atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200046

Palavras-chave:

Palco como dispositivo, Configurações espaciais relacionais, Mediação espacial

Resumo

A partir de uma crítica de concepções arquitetônicas dos espaços teatrais e contextualizando suas transformações numa perspectiva histórico-cultural, o artigo discute maneiras como sair ou não sair do dispositivo de espaço à italiano. Discute até que ponto as perturbações e desafirmações do espaço à italiano, apresentados ao longo do ensaio, podem servir para elucidar a afirmação de Agamben de que a profanação de um dispositivo evidencia o ponto de ingovernabilidade que está na partida e no fim de qualquer prática política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nikolaus Müller-Schöll

Professor de Ciências Teatrais na Johann-Wolfgang-Goethe Universität de Frankfurt/Main, e Coordenador dos Cursos de Mestrado Dramaturgismo e Comparative Dramaturgy and Performance Research. Entre suas últimas publicações encontram-se as coletâneas Theatre as Critique (2019) e Das Denken der Bühne (2019). Atualmente, é presidente da Sociedade Alemã de Estudos Teatrais.

Stephan Arnulf Baumgärtel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Talita Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

olsista de Iniciação Científica (CI) no projeto “Encenação enquanto Instalação” do prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel. Atriz, dançarina, pesquisadora e arte-educadora. Graduanda em Teatro – Centro de Artes/UDESC.

Referências

AGAMBEN, Giorgio ”O que é um dispositivo?” In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BENJAMIN, Walter. ”O que é o teatro épico?” In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, vol. 1. (Magia e técnica, arte e politica), São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 89.

BRANDSTETTER, Gabriele/WIENS, Birgit (Hg.), Theater ohne Fluchtpunkt. Das Erbe Adolphe Appias: Szenographie und Choreographie im zeitgenössischen Theater, Berlin, 2010, S. 9.

DERRIDA, Jacques. “A Diferença”, In: DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.

DÜNNE, Jörg/GÜNZEL, Stephan. Raumtheorie. Grundlagentexte aus Philosophie und Kulturwissenschaften, Frankfurt/M.: Suhrkamp, 2006.

GÜNZEL, Stephan (ed.), Topologie. Zur Raumbeschreibung in den Kultur- und Medienwissenschaften, Bielefeld: Transcript, 2007.

GÜNZEL, Stephan. (ed.) Raumwissenschaften. Frankfurt/M.: Suhrkamp, 2009.

HAMACHER, Werner. “Amphora“, In: SCHWEEGER, Elisabeth (ed.) Wanda Golonka – Tanz Ensemble Modell. Berlin: Theater der Zeit, 2010; p. 29-34.

HAß, Ulrike. Das Drama des Sehens. Auge, Blick und Bühnenform, München: Fink, 2005.

LACOUE-LABARTHE, Philippe. Die Fiktion des Politischen. Heidegger, die Kunst und die Politik. Stuttgart: Edition Patricia Schwarz, 1990.

LIBESKIND, Daniel. “Das Ende vom Raum – ein Gespräch mit Gerhard Ahrens“, in: Hamburger Hefte, Nr. 4, raumgestalten, Hamburg, 2001, p. 42-51.

MÜLLER, Heiner. “Robert Wilson/Freunde“, in: MÜLLER, HEINER. Krieg ohne Schlacht, Köln: Kiepenheuer & Witsch, 1992, p. 327-336.

MÜLLER, Heiner Philoktet. in: MÜLLER, Heiner. Mauser, Berlin: Rotbuch, 1988, p. 7-42.

MÜLLER-SCHÖLL, Nikolaus. Das Theater des konstruktiven Defaitismus. Frankfurt/Basel: Stroemfeld, 2002.

MÜNZ, Rudolf. Theatralität und Theater. Zur Historiographie von Theatralitätsgefügen, Berlin, Schwarzkopf & Schwarzkopf. 1998, S. 82-103.

SOJA, Edward. Postmodern Geographies. The Reassertion of Space in Critical Social Theory. London & New York: Routledge, 1989.

STEINWEG, Reiner Brechts Modell der Lehrstücke. Zeugnisse, Diskussionen, Erfahrungen, Frankfurt/M., 1976

WALDENFELS, Bernhard. „Topographie der Lebenswelt“, in: GÜNZEL (ed.), Topologie. Zur Raumbeschreibung in den Kultur- und Medienwissenschaften, Bielefeld: Transcript, 2007, p.69 – 84.

WEIGEL, Sigrid. „Zum ‚topographical turn‘ – Kartographie, Topographie und Raumkonzepte in den Kulturwissenschaften“, in: KulturPoetik 2, 2 (2002), p. 151-165.

WILSON, Bob. “Die Architektur des theatralischen Raumes“. Entrevista com Tom Stromberg. In: Theaterschrift 2. The Written Space 1992, p. 102-107.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

MÜLLER-SCHÖLL, Nikolaus; BAUMGÄRTEL, Stephan Arnulf; CORRÊA, Talita. Transfiguras espaciais-temporais. Espaços de finitude em teatro e performance da atualidade. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–27, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200046. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18225. Acesso em: 25 abr. 2024.