Editorial

Autores

  • Maria Teresa Santos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Luciana Rossato Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180305092013001

Palavras-chave:

editorial

Resumo

Desde a década de 1990, a História da Cultura Escrita – entendida como o estudo das diferentes formas de produção, uso e conservação do universo textual – centra-se na interpretação das práticas sociais de ler e escrever. Nesse aspecto, converteu-se em um campo de investigação singularmente produtivo e dinâmico que pode ser reconhecido como uma das chaves para os estudos que versam sobre a memória escrita, de uma dada sociedade, apresentados em variados suportes. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento de seus objetos de análise e suas abordagens na clave da História do Tempo Presente, o volume 5, número 9 (2013) da Revista Tempo e Argumento (que a partir desta edição passa a utilizar a numeração sequencial em suas publicações) apresenta, inicialmente, um conjunto de seis (6) artigos que se situam entre a reflexão e o debate em torno de uma série de questões teóricas e metodológicas sobre a História da Cultura Escrita que emergem no Tempo Presente e que vêm modificando as bases de nossa experiência no mundo e os parâmetros nos quais nossa sociabilidade é construída. Neste número, apresentamos também ao público leitor uma seção temática bilíngue (francês-português), composta por sete (7) artigos que versam sobre arquivos. Parte desses artigos foram apresentados no evento Sombres Archives: Journée d’études, realizado em Toulouse (França), em abril de 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-15

Como Citar

CUNHA, Maria Teresa Santos; ROSSATO, Luciana. Editorial. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 01–04, 2013. DOI: 10.5965/2175180305092013001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/3549. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.