De anônimo a best-seller: digressões sobre o sucesso do Projeto Araribá - História no PNLD de 2008
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180304022012102Mots-clés :
história e ensino, livro didático, projeto araribá, PNLD , leituraRésumé
Considerando o fato de a coleção Projeto Araribá: História ser uma das mais distribuídas pelo PNLD de 2008, as características que a tornaram uma obra singular e o contexto educacional do início do século XXI, este texto problematiza os aspectos relacionados à constituição, à divulgação e à escolha dessa obra que podem explicar tal sucesso. São apresentadas algumas características gerais como: a abrangência da coleção para diversas disciplinas, o objetivo de desenvolver a competência leitora, a autoria coletiva e o contexto da editora Moderna após a entrada do grupo espanhol Santillana. Com o intuito de ampliar a discussão, busca-se compreender, além do objetivo de desenvolver a competência leitora, a apresentação da coleção no PNLD de 2008, as estratégias agressivas de venda e a autoria coletiva como identidade da coleção. Conclui-se que o sucesso dessa coleção está vinculado a complexas relações entre as atuais demandas para um ensino de qualidade e os interesses comerciais, bem como entre a constituição de uma ferramenta que busca desenvolver a leitura proficiente e as políticas públicas que, de certo modo, legitimam os propósitos da coleção.
Téléchargements
Références
ABRALE; ABRELIVROS. Para formar um país de leitores: contribuições para a política do livro escolar no Brasil. 2002. Disponível em: <http://www.abrale.com.br/wp-content/uploads/Para_formar_um_pais_de_leitores.doc>. Acesso em: 26 ago. 2012.
APOLINÁRIO, Maria Raquel. Entrevista[mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 19 dez. 2011.
BATISTA, Antonio Augusto Gomes.Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
______. Livro didático e saber escolar(1810-1910). São Paulo: Autêntica, 2008.
BRASIL. SAEB 2001: relatório Saeb 2001 – língua portuguesa. Brasília: INEP, 2001a.
______. PISA 2000: relatório nacional. Brasília: INEP, 2001b.
______.Edital de convocaçãopara inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas a serem incluídas no guia de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental – PNLD 2008, de 29 de dezembro de 2005. Programa nacional do livro didático – PNLD 2008, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 dez. 2005.
______.Guia de livros didáticos PNLD 2008: História. Brasília: MEC, 2007.
______. Portaria normativa nº 7, de 5 de Abril de 2007.Gabinete do ministro, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 abr. 2007.
CAFARDO, Renata. Novo livro didático é questionado. O Estado de São Paulo, São Paulo, 03 out. 2007a. Disponível em: <http://www.abrelivros.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2055:novo-livro-didatico-e-questionado&catid=1:noticias&Itemid=2>. Acesso em 26 ago. 2012.
______. Editora admite erro em livro didático, mas nega propaganda. O Estado de São Paulo, São Paulo, 04 out. 2007b. Disponível em: <http://www.abrelivros.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2054:editora-admite-erro-em-livro-didatico-mas-nega-propaganda&catid=1:noticias&Itemid=2>. Acesso em 26 ago. 2012.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
CENTENO, Carla Villamaina. O manual Projeto Araribá História no município de Campo Grande, MS (2008). Revista HISTEDBR, Campinas, n. especial, p. 20-35, mai. 2010.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. Tradução de Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
CHOPPIN, Alain. Traiter le manuel scolaire comme source documentaire: une approche historique. Revista língua escrita, Belo Horizonte, n.3, p. 1-10, dez. 2007.
COELHO, Araci Rodrigues. Usos do livro didático de História: entre prescrições e táticas. 2009. 438 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
FREITAS, Itamar; SANTOS, Aldeni Pinheiro; MENEZES, André Amaral; SILVA, Elineide dos Santos; SANTOS, Elisângela de Jesus. A ação do PNLD em Sergipe e a escolha do Livro Didático de História (2005/2007): exame preliminar. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Orgs.). O livro didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007. p. 53-59.
GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru: EDUSC; Uberlândia: EDUFU, 2004.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 2008. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/27340728/Retratos-Da-Leitura-No-Brasil>. Acesso em: 26 ago. 2012.
JORNAL EDUCAR. Rio de Janeiro: Appai. n. 56, 2008.
KOIKE, Beth. Dono das editoras Moderna, Objetiva e Salamandra não descarta novas aquisições. Valor Econômico, São Paulo, 27 mai. 2009. Disponível em: <http://www.abrelivros.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2507:dono-das-editoras-moderna-objetiva-e-salamandra-nao-descarta-novas-aquisicoes&catid=1:noticias&Itemid=2>. Acesso em: 26 ago. 2012.
LIVROFACIL. História em Projetos: 6º ano / 5ª série. Disponível em: < http://www.livrofacil.com/index.php/historia-em-projetos-6- ano-5- serie.html>. Acesso em: 26 ago. 2012.
MACHADO, Nilson José. Sobre livros didáticos-, quatro pontos. Em Aberto,Brasília, a. 16, n. 69, p. 30-38, jan./mar. 1996.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tânia Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004.
MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 223 f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
______. O livro didático e o professor: entre a ortodoxia e a apropriação. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Orgs.). Ensino de história:sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad; FAPERJ, 2007. p. 137-147.
OCDE. Conhecimentos e atitudes para a vida: resultados do PISA 2000. São Paulo: Moderna, 2003.
PINHO, Angela; SELIGMAN, Felipe. Compras do MEC fazem anônimo virar best seller. Folha Online, Brasília, 20 set. 2007. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u332592.shtml>. Acesso em 26 ago. 2012.
PROJETO ARARIBÁ. História 7: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
______. História 7ª série. 1. ed. PNLD-2008. São Paulo: Moderna, 2006.
______. Site de divulgação da coleção. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/arariba/>. Acesso em: 25 ago. 2012.
SILVA, Marco Antonio. A formação leitora no livro didático de História. 2009. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
TIMBÓ, Isaíde Bandeira. O livro didático de História: um caleidoscópio de escolhas e usos no cotidiano escolar (Ceará, 2007 – 2009). 2009. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tempo e Argumento 2012
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.