De anônimo a best-seller: digressões sobre o sucesso do Projeto Araribá - História no PNLD de 2008

Autores/as

  • Jeferson Rodrigo da Silva Secretaria de Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180304022012102

Palabras clave:

história e ensino, livro didático, projeto araribá, PNLD , leitura

Resumen

Considerando o fato de a coleção Projeto Araribá: História ser uma das mais distribuídas pelo PNLD de 2008, as características que a tornaram uma obra singular e o contexto educacional do início do século XXI, este texto problematiza os aspectos relacionados à constituição, à divulgação e à escolha dessa obra que podem explicar tal sucesso. São apresentadas algumas características gerais como: a abrangência da coleção para diversas disciplinas, o objetivo de desenvolver a competência leitora, a autoria coletiva e o contexto da editora Moderna após a entrada do grupo espanhol Santillana. Com o intuito de ampliar a discussão, busca-se compreender, além do objetivo de desenvolver a competência leitora, a apresentação da coleção no PNLD de 2008, as estratégias agressivas de venda e a autoria coletiva como identidade da coleção. Conclui-se que o sucesso dessa coleção está vinculado a complexas relações entre as atuais demandas para um ensino de qualidade e os interesses comerciais, bem como entre a constituição de uma ferramenta que busca desenvolver a leitura proficiente e as políticas públicas que, de certo modo, legitimam os propósitos da coleção.

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Biografía del autor/a

Jeferson Rodrigo da Silva, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestre em História Social pela UEL. Professor da rede pública de ensino do estado do PR.

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Publicado

2012-10-29

Cómo citar

SILVA, Jeferson Rodrigo da. De anônimo a best-seller: digressões sobre o sucesso do Projeto Araribá - História no PNLD de 2008. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 102–127, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012102. Acesso em: 30 jun. 2024.