PROPOSTA DE BSC PARA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA SOB A PERSPECTIVA DE CLIENTES

Autores

  • Ana Paula Archer de Arruda Borges Universidade Federal de Santa Catarina
  • Evandro Vieira Cabral Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sergio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419003032014049

Resumo

O objetivo deste artigo é propor indicadores de avaliação de desempenho da Perspectiva de Clientes por meio da metodologia do Balanced Scorecard (BSC) para uma Instituição de Ensino Superior Privada (IES) do Brasil. A elevada concorrência no ramo da educação superior privada justifica a necessidade destas instituições possuírem estratégias bem definidas e agilidade para acompanhar resultados e tomar decisões. Este artigo, com abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo de caso em uma IES privada da cidade de Florianópolis, SC. Por meio do BSC foram apontados indicadores como “imagem da instituição perante a sociedade”, “índice de empregabilidade dos estudantes” e “satisfação dos estudantes” que foram citados também nos trabalhos dos autores pesquisados no levantamento bibliométrico, evidenciando semelhanças nos resultados alcançados. O “nível de preços dos serviços educacionais” foi o único indicador não citado nas pesquisas estudadas. A definição de indicadores de performance para a Perspectiva dos Clientes evidenciaram a necessidade de aproveitar oportunidades estratégicas até então ignoradas pela instituição estudada. 

Biografia do Autor

Ana Paula Archer de Arruda Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em ciências contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina

Evandro Vieira Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluno especial do mestrado em ciência contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina

Sergio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC)

 

Downloads

Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Artigos