Proposta de BSC para instituição de ensino superior privada sob a perspectiva de clientes

Autores

  • Ana Paula Archer de Arruda Borges Universidade Federal de Santa Catarina
  • Evandro Vieira Cabral Faculdades Borges de Mendonça
  • Sergio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419003032014049

Palavras-chave:

IES privada, balanced scorecard, perspectiva de clientes, avaliação de desempenho

Resumo

O objetivo deste artigo é propor indicadores de avaliação de desempenho da Perspectiva de Clientes por meio da metodologia do Balanced Scorecard (BSC) para uma Instituição de Ensino Superior Privada (IES) do Brasil. A elevada concorrência no ramo da educação superior privada justifica a necessidade destas instituições possuírem estratégias bem definidas e agilidade para acompanhar resultados e tomar decisões. Este artigo, com abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo de caso em uma IES privada da cidade de Florianópolis, SC. Por meio do BSC foram apontados indicadores como “imagem da instituição perante a sociedade”, “índice de empregabilidade dos estudantes” e “satisfação dos estudantes” que foram citados também nos trabalhos dos autores pesquisados no levantamento bibliométrico, evidenciando semelhanças nos resultados alcançados. O “nível de preços dos serviços educacionais” foi o único indicador não citado nas pesquisas estudadas. A definição de indicadores de performance para a Perspectiva dos Clientes evidenciaram a necessidade de aproveitar oportunidades estratégicas até então ignoradas pela instituição estudada. 

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Biografia do Autor

Ana Paula Archer de Arruda Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduada em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Especialista em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.

Evandro Vieira Cabral, Faculdades Borges de Mendonça

Especialista em Economia de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Especialista em MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.

Graduado em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Professor da Universidade Estácio de Sá, ESTÁCIO, Brasil.

Sergio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

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Publicado

2014-09-10

Como Citar

Borges, A. P. A. de A., Cabral, E. V., & Petri, S. M. (2014). Proposta de BSC para instituição de ensino superior privada sob a perspectiva de clientes. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 3(5), 49–61. https://doi.org/10.5965/2316419003032014049

Edição

Seção

Artigos