O Processo de Implantação do Balanced Scorecard na Gestão Estratégica de uma Pequena Empresa Prestadora de Serviços

Autores

  • Bábara Gonçalves do Amaral UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Sérgio Murilo Petri UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE
  • Josiane Marostica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

Resumo

Este artigo tem como intuito implantar um Balanced Scorecard (BSC) para uma pequena empresa prestadora de serviçosde segurança privada, constatando as contribuições desse sistema de gestão estratégico como ferramenta auxiliar no desempenho da organização. Devido à existência premente de aplicação de medidas de desempenho não mais direcionada ao controle, entretanto focalizadas na visão estratégica optou-se por um método que busca traduzir a visão estratégica empresarial. Para alcançar tal objetivo, adotou-se por base o planejamento estratégico da empresa realizado em 2014/2015. Nesse sentido, a sustentação metodológica para se constituir o melhor direcionamento a ser seguido pela empresa deu-se na composição administrativa do planejamento estratégico. Vale ressaltar, que foram necessários alguns ajustes no plano existente, a fim de assegurar maior veracidade a realidade da empresa para iniciação do Balanced Scorecard.

Biografia do Autor

Bábara Gonçalves do Amaral, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduanda em Ciências Contábeis pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Sérgio Murilo Petri, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Expecialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821). Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário.

Josiane Marostica, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

Cursando mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2005). Especialização em MBA Executivo em Finanças Empresariais pela UNOESC (2006). Disciplina Formação para o Magistério Superior pela Unochapecó (2008). Especialização em Gestão de Pessoas em andamento pelo Centro de Ensino Superior Santa Rita de Chapecó. Atualmente é exerce funções contábeis na empresa Rudiger Automoveis Ltda.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos