Métodos de custeio na administração pública: estudo de caso na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419007102018016Palavras-chave:
administração pública, métodos de custeio, sistemas de informação de custoResumo
O objetivo verificar o método de custeio adequado que contribua no processo de apoio à tomada de decisão na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Assim, o estudo os métodos de custeio que podem ser utilizados no setor público. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, qualitativa e um estudo de caso. Com a propósito de analisar os sistemas de custeio e focalizar em alguns métodos de custeio, como custeio padrão, custeio direto ou variável, custeio por absorção e o custeio por atividade (ABC), assim apoiando o processo de tomada de decisão deste órgão público. Apurando assim que cada método de custeio fornece uma determinada informação, como também suas vantagens e desvantagens, e permitindo a apuração dos seus custos tanto totais como unitários. Na analise dos resultados aponta ser mais adequado à aplicação do método de custeio por absorção, pois identifica os custos de cada bem ou serviço produzido pela organização e tem o melhor custo-benefício, isto é, pouco custoso com relação aos demais e como é uma organização de grande porte necessita saber detalhadamente de onde vêm os determinados custos. Como resultado da pesquisa, a diferença entre os anos analisados pelo método de custeio por absorção, diminuiu em duzentos e cinquenta reais e trinta e três centavos de 2014 para 2015; e em setenta e quatro reais e vinte e seis centavos de 2015 para 2016. Somando uma diminuição de trezentos e vinte e quatro reais e cinquenta e nove centavos do primeiro (2014) para o último ano (2016). Analisando até julho de 2017, houve uma diminuição em cinquenta e seis reais e sessenta e um centavos de 2016 para julho/2017. O método adequado por meio das análises dos resultados indicou que o método de custeio por absorção é o mais adéquo para tomada de decisão deste órgão público.
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