Cancelamento e resiliência através da canção: de Carmen Miranda a Karol Conká
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0306Palavras-chave:
canção, Carmen Miranda, Karol Conká, cultura do cancelamento, teoria das massasResumo
Este estudo propõe analisar a utilização da música como resposta ao "cancelamento" sofrido por Carmen Miranda e Karol Conká. Apesar das diferenças temporais e de experiências, ambas enfrentaram controvérsias em suas carreiras e recorreram à canção como meio de expressar suas perspectivas. O estudo busca analisar o significado dessas canções, contribuindo para o debate sobre o "cancelamento" na cultura contemporânea. O trabalho se divide em três partes: introdução, apresentação do contexto dos "cancelamentos" e análise das canções, visando aprofundar nossa compreensão sobre o impacto do "cancelamento" na vida de artistas e as alternativas para enfrentá-lo. Após análise de Disseram que voltei americanizada, foi possível observar que Carmen Miranda reafirma sua identidade brasileira, enquanto em Paredawn, Karol Conká reflete sobre o seu cancelamento ao mesmo tempo em que critica o comportamento da massa “canceladora”.
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