Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Titulação mínima: os/as autores/as necessitam ter titulação mínima de mestre.
  • Número de coautorias: os trabalhos poderão ter no máximo 05 (cinco) co-autores.
  • Identificação: qualquer informação de autoria deve ser removida do texto, inclusive o nome do autor das “Informações” do documento, no menu “Arquivo”.
  • Tramitação simultânea: os autores e coautores não devem possuir nenhuma produção em tramitação na Revista. Somente será avaliada outra produção do mesmo autor ou coautor após o intervalo de 01 ano da publicação da primeira submissão.
  • Ineditismo: a submissão deve apresentar contribuição original, inédita e que não esteja sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Formato: os autores devem observar as Diretrizes para Autores quanto ao formato e as Políticas das Seções quanto ao enquadramento.
  • Idiomas: a revista recebe trabalhos em português, espanhol, francês, inglês e italiano.
  • Revisão textual: os trabalhos entregues deverão estar rigorosamente revisados de acordo com as normas gramaticais vigentes e as normas ABNT.
  • Metadados: os autores devem preencher com precisão todos os metadados do artigo e dos autores e coautores, devendo informar obrigatoriamente a titulação e a IES onde obteve o título, vínculo institucional atual completo contendo IES, função, cidade, país (destacando o vínculo com Programa de Pós-graduação, quando houver), e-mail e preencher o campo ORCID.
  • Agências de Fomento: os autores devem mencionar as agências de financiamento nos metadados do artigo, e também no final do artigo, quando houver.
  • Ética: os autores devem observar com atenção e seguir os princípios de ética, transparência e boas práticas constantes no menu “Sobre a Revista”: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about

Diretrizes para Autores

As colaborações para a Revista PerCursos devem seguir as seguintes especificações:

- Os arquivos devem ser enviados em formato .doc

- O texto a ser publicado deve seguir a seguinte formatação: fonte candara tamanho 12, papel tamanho A-4, espaço entre linhas de 1,5, com margens superior 3,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm e direita 3cm.

- Os artigos devem apresentar entre 15 e 25 páginas. As resenhas devem apresentar até 4 páginas.

- Ordem de apresentação das informações mínimas para os artigos:

   a) Título no idioma do respectivo artigo e em inglês, com no máximo 150 caracteres;

   b) Resumo no idioma do artigo e em inglês, com no máximo 250 palavras;

   c) Três a cinco palavras-chave no idioma do artigo e em inglês descritivas do foco do trabalho.

Os artigos devem ser enviados seguindo o template da revista: Download do template

- Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista PerCursos.

- Citações e referências devem ser apresentadas conforme as normas ABNT NBR-10520 e NBR 6023.

- As imagens, tabelas e gráficos devem ser apresentados no corpo do texto, em ótima resolução, devidamente identificados e referenciados conforme a norma NBR 14724.

- Pessoas fotografadas devem autorizar a publicação das imagens. No caso de utilização de fotos de crianças e/ou adolescentes, deve ser respeitada a legislação brasileira vigente. Esta norma não se aplica às fotos que estão sob guarda de arquivos históricos.

- Todos os endereços “URL” presentes no texto devem estar ativos.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

 

POLÍTICA DAS SEÇÕES

Artigos Demanda Contínua

Esta seção é composta por artigos recebidos em demanda contínua, inéditos e autônomos em relação aos dossiês, mas sempre referentes a temas que considerem o foco e o escopo da revista. Cada artigo deverá ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotos e referências.  

Artigos Dossiê

Esta seção é composta, a cada número, por dossiê inédito,  com tema de relevância (considerado o foco e o escopo da revista). O tema do dossiê poderá ser proposto pela Coordenação Editorial, por membro(s) do Conselho Editorial ou por pesquisador(es) interessado(s), devidamente justificado e relacionado ao foco e ao escopo da revista. Cada artigo do dossiê deverá ser inédito e ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas. 

Resenha

As resenhas não terão título: em seu lugar deve ser indicada a referência completa da publicação resenhada. Estarão referidas a livros publicados em sua primeira edição em português, nos últimos dois anos e, em sua primeira edição em língua estrangeira, nos últimos cinco anos. Deverão ter no máximo 4 páginas.

Entrevista

Esta seção é composta pela transcrição (ou disponibilização em vídeo) de entrevistas realizadas com pesquisadores/as ou outros profissionais que preferencialmente discutam sua produção em relação com as inquietações da sociedade contemporânea. Recomenda-se a inclusão de questões que aludam a dimensões interdisciplinares. Não serão aceitas entrevistas focadas na história de vida dos/as entrevistados/as.

Tradução

Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, alinhadas com o foco e o escopo da revista, devidamente acompanhadas de autorização da tradução do texto original.

Relato de Pesquisa

Os relatos de pesquisa podem ter a extensão máxima de 15 (quinze) laudas. Aceita-se textos oriundos de relatórios de pesquisa. Sugere-se incluir o nome da Instituição de fomento, vinculando data da pesquisa realizada.

Ensaio Fotográfico

Esta seção é composta por imagens fotográficas relacionadas a pesquisas ou ativiidades acadêmicas na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas, cujo teor esteja afinado com reflexões sobre a sociedade contemporânea e tenham abertura a uma perspectiva interdisciplinar. As fotografias devem ser de autoria do/a pesquisador/a ou acadêmico/a e acompanhadas de textos breves, com função de legenda, que as identifiquem e contextualizem. É ainda necessário um texto introdutório, apresentando a pesquisa e as condições em que os registros fotográficos foram realizados (não mais que duas páginas). Os ensaios deverão ter de 10 a 20 imagens fotográficas, em jpg, e os direitos de uso da imagem ficam cedidos à revista (para a edição em que o ensaio for publicado) no ato de submissão. Conforme as normas da revista, caso haja imagens de pessoas, estas devem autorizar a publicação, formalmente; no caso de imagens de crianças ou adolescentes, deve ser considerada a legislação brasileira vigente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.