Cancelamento e resiliência através da canção: de Carmen Miranda a Karol Conká

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0306

Palabras clave:

canção, Carmen Miranda, Karol Conká, cultura do cancelamento, teoria das massas

Resumen

Este estudo propõe analisar a utilização da música como resposta ao "cancelamento" sofrido por Carmen Miranda e Karol Conká. Apesar das diferenças temporais e de experiências, ambas enfrentaram controvérsias em suas carreiras e recorreram à canção como meio de expressar suas perspectivas. O estudo busca analisar o significado dessas canções, contribuindo para o debate sobre o "cancelamento" na cultura contemporânea. O trabalho se divide em três partes: introdução, apresentação do contexto dos "cancelamentos" e análise das canções, visando aprofundar nossa compreensão sobre o impacto do "cancelamento" na vida de artistas e as alternativas para enfrentá-lo. Após análise de Disseram que voltei americanizada, foi possível observar que Carmen Miranda reafirma sua identidade brasileira, enquanto em Paredawn, Karol Conká reflete sobre o seu cancelamento ao mesmo tempo em que critica o comportamento da massa “canceladora”.

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Biografía del autor/a

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Doutorando em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

 

Ana Luiza Martins , Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Doutora em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

Citas

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Publicado

2024-11-22

Cómo citar

GARCIA, Jaimeson Machado; MARTINS , Ana Luiza. Cancelamento e resiliência através da canção: de Carmen Miranda a Karol Conká. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0306, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0306. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25215. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/3 "Canção popular, mercado musical e política no Brasil ..."