Entre titulação e formação: o tensionamento no processo formativo em cursos de Stricto Sensu no atual cenário da pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246242023e0508

Palavras-chave:

formação, pós-graduação, processo formativo, titulação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o tensionamento entre a titulação e a formação no atual cenário da Pós-Graduação Stricto Sensu, no contexto da formação docente e na formação de pesquisadores, realçando as problemáticas que envolvem questões pessoais e sociais dos mestrandos e doutorandos. O estudo se concentra em responder as seguintes questões: Como os conceitos de titulação e formação se entrelaçam na percepção dos alunos da pós-graduação stricto sensu? E quais são os tensionamentos que emergem na realização de um mestrado ou doutorado? Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica que tem por escopo identificar as percepções dos sujeitos envolvidos. Com base no estudo realizado, conclui-se que existe diferenciação entre formação e titulação, pois o processo formativo é amplo, exige reflexão, criticidade e, sobretudo, capacidade para humanizar-se com a educação. A titulação é essencial para o mercado de trabalho, mas necessita estar alinhada ao desenvolvimento de um saber responsável, democrático e comprometido com o contexto social.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Favero, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Angélica Dalla Rizzarda, Universidade de Passo Fundo

Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF.

Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Mestrando em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF.

Referências

BORTOLUZZI, Caroline; FÁVERO, Altair Alberto. Treinamento ou formação: o equilíbrio necessário na configuração do perfil do secretário executivo. In: DURANTE, Daniela Giareta; FÁVERO, Altair Alberto (orgs.). Gestão secretarial: formação e atuação profissional. Passo Fundo: UPF, 2009. p. 42-74.

DARDOT, Piere; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores associados, 2011.

DEMO, Pedro. Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. São Paulo: Papirus, 1995.

FÁVERO, Altair; PAGLIARIN, Lidiane. A formação continuada de professores da educação superior: um estudo das legislações nacionais. Revista Práxis Educacional, Bahia, v. 17, n. 44, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6682. Acesso em: 22 nov. 2021.

FÁVERO, Altair; CONSALTÉR, Evandro; TRAMONTINA, Carla Cristine. A formação docente de professores de cursos de bacharelado: desafios da prática pedagógica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 27, n. 2, jul./dez., p. 237-259, 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa. Acesso em: 04 jan. 2022.

FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Puiati; SOBRINHO, Sidinei Cruz. A lógica perversa da profissionalização: a ideologia empresarial invade os processos formativos. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTER, Evandro (org.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020. p. 161-176.

FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. Os descaminhos da formação do docente pesquisador no ensino superior: mitos e possibilidades. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro (orgs.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. Campinas: Mercado de letras, 2015. p. 61-81.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas: Mercado de letras, 2010. 135 p.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Planta, 2003.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

NUSSBAUM, Martha C. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

PAGLIARIN, Lidiane; MARCELINO, Patrícia; KOHLS, Rosana. Docência na educação superior e as capacidades humanas em Nussbaum: para além da profissionalização e do pragmatismo economicista. In. FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTER, Evandro; CENTENARO, Junior Bufon (org.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. Curitiba: CRV, 2021. p. 221-235.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; BOMBANA, Cheila. As metodologias ativas e o sistema atencional: um estado de conhecimento. Revista Teoria e prática da Educação, Maringá, v. 23, n. 1, p. 73-88, 2020.

VEEN, Wim. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

FAVERO, Altair Alberto; RIZZARDA, Angélica Dalla; SANTOS, Antônio Pereira dos. Entre titulação e formação: o tensionamento no processo formativo em cursos de Stricto Sensu no atual cenário da pós-graduação . PerCursos, Florianópolis, v. 24, p. e0508, 2023. DOI: 10.5965/19847246242023e0508. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22498. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua