Entre titulação e formação: o tensionamento no processo formativo em cursos de Stricto Sensu no atual cenário da pós-graduação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246242023e0508

Mots-clés :

formação, pós-graduação, processo formativo, titulação

Résumé

O presente artigo tem por objetivo investigar o tensionamento entre a titulação e a formação no atual cenário da Pós-Graduação Stricto Sensu, no contexto da formação docente e na formação de pesquisadores, realçando as problemáticas que envolvem questões pessoais e sociais dos mestrandos e doutorandos. O estudo se concentra em responder as seguintes questões: Como os conceitos de titulação e formação se entrelaçam na percepção dos alunos da pós-graduação stricto sensu? E quais são os tensionamentos que emergem na realização de um mestrado ou doutorado? Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica que tem por escopo identificar as percepções dos sujeitos envolvidos. Com base no estudo realizado, conclui-se que existe diferenciação entre formação e titulação, pois o processo formativo é amplo, exige reflexão, criticidade e, sobretudo, capacidade para humanizar-se com a educação. A titulação é essencial para o mercado de trabalho, mas necessita estar alinhada ao desenvolvimento de um saber responsável, democrático e comprometido com o contexto social.   

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Altair Alberto Favero, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF.

Angélica Dalla Rizzarda, Universidade de Passo Fundo

Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF.

Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Mestrando em Educação na Universidade de Passo Fundo - UPF.

Références

BORTOLUZZI, Caroline; FÁVERO, Altair Alberto. Treinamento ou formação: o equilíbrio necessário na configuração do perfil do secretário executivo. In: DURANTE, Daniela Giareta; FÁVERO, Altair Alberto (orgs.). Gestão secretarial: formação e atuação profissional. Passo Fundo: UPF, 2009. p. 42-74.

DARDOT, Piere; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores associados, 2011.

DEMO, Pedro. Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. São Paulo: Papirus, 1995.

FÁVERO, Altair; PAGLIARIN, Lidiane. A formação continuada de professores da educação superior: um estudo das legislações nacionais. Revista Práxis Educacional, Bahia, v. 17, n. 44, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6682. Acesso em: 22 nov. 2021.

FÁVERO, Altair; CONSALTÉR, Evandro; TRAMONTINA, Carla Cristine. A formação docente de professores de cursos de bacharelado: desafios da prática pedagógica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 27, n. 2, jul./dez., p. 237-259, 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa. Acesso em: 04 jan. 2022.

FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Puiati; SOBRINHO, Sidinei Cruz. A lógica perversa da profissionalização: a ideologia empresarial invade os processos formativos. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTER, Evandro (org.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020. p. 161-176.

FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. Os descaminhos da formação do docente pesquisador no ensino superior: mitos e possibilidades. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro (orgs.). Docência universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. Campinas: Mercado de letras, 2015. p. 61-81.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas: Mercado de letras, 2010. 135 p.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Planta, 2003.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.

NUSSBAUM, Martha C. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

PAGLIARIN, Lidiane; MARCELINO, Patrícia; KOHLS, Rosana. Docência na educação superior e as capacidades humanas em Nussbaum: para além da profissionalização e do pragmatismo economicista. In. FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTER, Evandro; CENTENARO, Junior Bufon (org.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. Curitiba: CRV, 2021. p. 221-235.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; BOMBANA, Cheila. As metodologias ativas e o sistema atencional: um estado de conhecimento. Revista Teoria e prática da Educação, Maringá, v. 23, n. 1, p. 73-88, 2020.

VEEN, Wim. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Téléchargements

Publiée

2023-10-20

Comment citer

FAVERO, Altair Alberto; RIZZARDA, Angélica Dalla; SANTOS, Antônio Pereira dos. Entre titulação e formação: o tensionamento no processo formativo em cursos de Stricto Sensu no atual cenário da pós-graduação . PerCursos, Florianópolis, v. 24, p. e0508, 2023. DOI: 10.5965/19847246242023e0508. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22498. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles d’Appel Constant