Apropriações de Gramsci para a educação das pessoas com deficiências: por que a escola inclusiva não é a escola unitária

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DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0202

Mots-clés :

Escola Unitária

Résumé

O presente texto tem por objetivo expor as contradições em torno da defesa de que a escola inclusiva se equipara à Escola Unitária proposta por Gramsci (2001). A exposição parte da análise do livro Gramsci e a Educação Especial (Melo; Rafante; Gomes, 2019), no qual se registra uma série de argumentos que equiparam a Educação Especial na perspectiva inclusiva com a Escola Unitária. Para a análise, além do livro supracitado, partimos do posto no Caderno 12 sobre a Escola Unitária (Gramsci, 2001). Diante da argumentação dos autores sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva e a Escola Unitária em Gramsci (2001), concluímos que os autores tomam as contribuições de Gramsci por um viés pós-estruturalista, desconsiderando a base teórico-metodológica marxista-leninista, a análise da luta de classes e o papel da educação na luta por um outro modelo de sociedade. Por fim, concluímos que a associação entre a concepção de Escola Unitária e a escola inclusiva é um equívoco, dado que esta não é suficiente para garantir estruturalmente a emancipação dos estudantes da educação especial.

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Bibliographies de l'auteur

Liliam Guimarães de Barcelos, Université fédérale de santa catarina

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

 

Venícios Cassiano Linden, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publiée

2024-05-27

Comment citer

BARCELOS, Liliam Guimarães de; LINDEN, Venícios Cassiano. Apropriações de Gramsci para a educação das pessoas com deficiências: por que a escola inclusiva não é a escola unitária. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0202, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24667. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"