Apropriações de Gramsci para a educação das pessoas com deficiências: por que a escola inclusiva não é a escola unitária
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0202Palabras clave:
Educação InclusivaResumen
O presente texto tem por objetivo expor as contradições em torno da defesa de que a escola inclusiva se equipara à Escola Unitária proposta por Gramsci (2001). A exposição parte da análise do livro Gramsci e a Educação Especial (Melo; Rafante; Gomes, 2019), no qual se registra uma série de argumentos que equiparam a Educação Especial na perspectiva inclusiva com a Escola Unitária. Para a análise, além do livro supracitado, partimos do posto no Caderno 12 sobre a Escola Unitária (Gramsci, 2001). Diante da argumentação dos autores sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva e a Escola Unitária em Gramsci (2001), concluímos que os autores tomam as contribuições de Gramsci por um viés pós-estruturalista, desconsiderando a base teórico-metodológica marxista-leninista, a análise da luta de classes e o papel da educação na luta por um outro modelo de sociedade. Por fim, concluímos que a associação entre a concepção de Escola Unitária e a escola inclusiva é um equívoco, dado que esta não é suficiente para garantir estruturalmente a emancipação dos estudantes da educação especial.
Descargas
Citas
BARCELOS, L. G.; GARCIA, R. M. C.; LORENZINI, V. P. Conservadorismo na educação brasileira: a política de educação especial proposta no governo Bolsonaro. In: SHIROMA, E.O; DANTAS, J. S.; SOUZA, R. D. (org.). Crise do capital, conservadorismo e contrarreformas na educação brasileira (2016 – 2022). 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. p. 206-229.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 4, de 2 de outubro de 2009. Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Diário Oficial da Educação, Brasília, DF, Seção 1, p. 17, 5 out. 2009.
BRASIL. Lei n.º 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 2, 7 de jul. 2015.
GARCIA, R. M. C. Para além da “Inclusão”: crítica às políticas educacionais
contemporâneas. In: EVANGELISTA, O. (org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. p. 101-140.
GARCIA, R. M. C. Disputas conservadoras na política de educação especial na perspectiva inclusiva. In: GARCIA, Rosalba Maria Cardoso (org.). Políticas de educação especial no Brasil no início do século XXI. 1. ed. Florianópolis: Núcleo de Publicações do CED - NUP, 2017. v. 1. p. 19-66.
GARCIA, R. M. C.; MICHELS, M. H. Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 3, p. 1-21, 2021.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: introdução ao estudo da filosofia: a filosofia de benedetto croce. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: os intelectuais: o princípio educativo: jornalismo. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v. 2.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Maquiavel: notas sobre o estado e a política. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. v. 3.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: temas de cultura: ação católica: americanismo e fordismo. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007a. v. 4.
MARTINS, A. S. Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007
MELO, D. C. F. de; RAFANTE, H. C.; GOMES, J. M. Gramsci e a educação especial. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural. 2019.
MICHELS, M. H.; GARCIA, R. M. C. Sistema educacional inclusivo: conceito e implicações na política educacional brasileira. Caderno Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 157-173, 2014.
RODRIGUES, M. M. Matrizes e repercussões da educação ao longo da vida como política educacional (org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. p. 203-244.
SHIROMA, E. O.; SANTOS, F. A. dos. Slogans para a construção do consentimento ativo. In: EVANGELISTA, O. (org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. p. 21-46.
SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, jul./dez. 2005.
VAZ, K. O projeto de professor para a educação especial: demandas do capital para a escola pública no século XXI. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 PerCursos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.