A EXPERIÊNCIA DA QUEDA: A Noção de Vertigem no Instante Fotográfico

Autores

  • André Figueiredo da Costa Escola de Música e Belas Artes do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605092013062

Palavras-chave:

instante, imagem, fotografia, vertigem

Resumo

Desenvolvido com base em uma abordagem filosófica e estética, este artigo analisa, em um primeiro momento, o conto Descida ao Maelström, de Edgar Allan Poe, trabalhando, com o conceito de instante fotográfico, a ideia de vertigem a partir da imagem literária. Posteriormente, o conceito é exploradopor meiodo objeto pictórico, A incredulidade de São Tomé, de Caravaggio, no qual o instante fotográfico aparece no confronto fulgurante entre o tangível e o visível,encenando, dessa maneira, o silêncio do mundo.  Por fim, analisa-seo vídeo Sal e Prata de Rodrigo Braga no qual o instante fotográfico surge de forma intermitente, refletindo a dicotomia de um Eu que não cessa de buscar sua contra parte perdida no âmbito profuso das imagens digitais, confundindo-se, consequentemente, com aquilo que lhe é extrínseco. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. O Ar e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação do movimento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2008.

BAUDRILLARD, Jean. A Troca impossível. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 1923-97. 1. Reimp. 2004, São Paulo: Cosac Naify, 2000.

BRAGA Rodrigo. Sal e prata. vimeo.com3427445, 2010.

BRAGANÇA DE MIRANDA A., José. Queda sem fim. Lisboa: Nova Vega, Limitada, 2006.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Coleção ofício de arte e forma, Campinas, SP: Papirus, 1994.

FORBES, Jorge. In: http://www.jorgeforbes.com.br/br/avesso-do-avesso/extimidade.html. Acesso em 30/05/2013.

FLORES GONZÁLEZ, Laura. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? Coleção Arte & Fotografia, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FLUSSER, Vilém. Ensaiosobre a fotografia: paraumafilosofia da técnica. Coleção Mediações, Lisboa: RelógioD’ÁguaEditores, 1998

______________. A História do diabo. Coleção comunicações, 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008.

FREUD, Sigmund. Mais além do princípio do prazer. In: Obras completas de Sigmund Freud, v. VIII, Rio de Janeiro: Editora Delta S.A.

LONGHI, Roberto. Caravaggio / Roberto Longhi. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.

NIETZSCHE W., Friedrich. A origem da tragédia. 12. ed. São Paulo, 2004.

PAGLIA, Camille. Personas Sexuais: Arte e decadência de Nefertite a Emily Dickson. 1. ed. 4. reimp., São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

POE A., Edgar. Descida ao Maelström. In: Queda sem fim, Lisboa: Nova Vega, Limitada, 2006.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: Perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2013-10-08

Como Citar

COSTA, André Figueiredo da. A EXPERIÊNCIA DA QUEDA: A Noção de Vertigem no Instante Fotográfico. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 9, 2013. DOI: 10.5965/2175234605092013062. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3994. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática