A EXPERIÊNCIA DA QUEDA: A Noção de Vertigem no Instante Fotográfico
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605092013062Parole chiave:
instante, imagem, fotografia, vertigemAbstract
Desenvolvido com base em uma abordagem filosófica e estética, este artigo analisa, em um primeiro momento, o conto Descida ao Maelström, de Edgar Allan Poe, trabalhando, com o conceito de instante fotográfico, a ideia de vertigem a partir da imagem literária. Posteriormente, o conceito é exploradopor meiodo objeto pictórico, A incredulidade de São Tomé, de Caravaggio, no qual o instante fotográfico aparece no confronto fulgurante entre o tangível e o visível,encenando, dessa maneira, o silêncio do mundo. Por fim, analisa-seo vídeo Sal e Prata de Rodrigo Braga no qual o instante fotográfico surge de forma intermitente, refletindo a dicotomia de um Eu que não cessa de buscar sua contra parte perdida no âmbito profuso das imagens digitais, confundindo-se, consequentemente, com aquilo que lhe é extrínseco.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BACHELARD, Gaston. O Ar e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação do movimento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2008.
BAUDRILLARD, Jean. A Troca impossível. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 1923-97. 1. Reimp. 2004, São Paulo: Cosac Naify, 2000.
BRAGA Rodrigo. Sal e prata. vimeo.com3427445, 2010.
BRAGANÇA DE MIRANDA A., José. Queda sem fim. Lisboa: Nova Vega, Limitada, 2006.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Coleção ofício de arte e forma, Campinas, SP: Papirus, 1994.
FORBES, Jorge. In: http://www.jorgeforbes.com.br/br/avesso-do-avesso/extimidade.html. Acesso em 30/05/2013.
FLORES GONZÁLEZ, Laura. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? Coleção Arte & Fotografia, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FLUSSER, Vilém. Ensaiosobre a fotografia: paraumafilosofia da técnica. Coleção Mediações, Lisboa: RelógioD’ÁguaEditores, 1998
______________. A História do diabo. Coleção comunicações, 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008.
FREUD, Sigmund. Mais além do princípio do prazer. In: Obras completas de Sigmund Freud, v. VIII, Rio de Janeiro: Editora Delta S.A.
LONGHI, Roberto. Caravaggio / Roberto Longhi. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.
NIETZSCHE W., Friedrich. A origem da tragédia. 12. ed. São Paulo, 2004.
PAGLIA, Camille. Personas Sexuais: Arte e decadência de Nefertite a Emily Dickson. 1. ed. 4. reimp., São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
POE A., Edgar. Descida ao Maelström. In: Queda sem fim, Lisboa: Nova Vega, Limitada, 2006.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: Perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2013 André Figueiredo da Costa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade