Agente da Modernização: A imprensa brasileira pelas mãos de Amilcar de Castro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020167

Palavras-chave:

Amilcar de Castro, neoconcretismo, Jornal do Brasil, imprensa, arte moderna

Resumo

A busca por estilos de vida – parte integrante da modernidade fruto da modernização – foi uma das marcas do processo de modernização mundializada no Brasil. A figura do artista teve importância central no movimento de estetização do cotidiano que associava as estéticas vigentes aos estilos de vida. A partir das transformações ocorridas na arte durante a mundialização no Brasil, nos anos 1950 e 1960, com as novas formulações do Concretismo e do Neoconcretismo — baseadas nas diversas fases e reinterpretações do construtivismo europeu —, veremos como a imprensa não apenas foi influenciada por essas tendências, como foi reformulada e moldada pelas mãos dos artistas. A reforma gráfica realizadas no Jornal do Brasil pelo artista plástico Amilcar de Castro, estudada aqui, é exemplo dessa atuação.

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Biografia do Autor

Clecius Campos Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Arte, Moda: Cultura e Linguagens. Possui especialização em Moda, Cultura de Moda e Arte pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007).

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

CORRÊA, Clecius Campos. Agente da Modernização: A imprensa brasileira pelas mãos de Amilcar de Castro. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 167–183, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020167. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15839. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta