De Gumball à Glitch Art: imagens para pensar imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020184

Palavras-chave:

docência, arte contemporânea, Glitch Art, semiótica discursiva

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa de mestrado que analisa produtos audiovisuais consumidos por estudantes brasileiros buscando entendê-los como lugar de formação e como possibilidade estratégica de acesso à arte contemporânea. A escolha das produções, uma da mídia televisiva e outra uma videoinstalação, se deu pelo fato de que ambas comportam metalinguagens e questionam a própria estrutura e funcionalidade das imagens e das representações. A metodologia de análise consistiu em descrever e inter-relacionar os efeitos de sentido provocados por estas produções buscando compreender através do regime de interação do acidente, como o estilo nonsense provoca rupturas em nossos mecanismos habituais de leitura a partir dos seus efeitos de surpresa e de estranhamento. As conclusões apontam que abordar criticamente as produções audiovisuais consumidas diariamente pelos estudantes tornou-se um dos desafios contemporâneos do ensino de arte.

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Biografia do Autor

Simone Rocha da Conceição, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS; Mestre em Educação pelo PPGEdu/UFRGS (2018), sob orientação da Profª Drª Analice Dutra Pillar, na linha de pesquisa Arte Linguagem Currículo. Possui Licenciatura em Artes Visuais (2014) e Bacharelado em Artes Visuais (2007), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação a Distância do Colégio de Aplicação da UFRGS (Le@d.CAp) atuando no Programa de atendimento aos Jovens de 15 a 17 anos que ainda se encontram no Ensino Fundamental apoiado pelo MEC e em parceria com Secretaria Estadual de Educação do RS. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, evasão escolar, ação educativa, permanência na escola e artes visuais.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

CONCEIÇÃO, Simone Rocha da. De Gumball à Glitch Art: imagens para pensar imagens. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 184–198, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020184. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13430. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta