De Gumball à Glitch Art: imagens para pensar imagens
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234612272020184Mots-clés :
docência, arte contemporânea, Glitch Art, semiótica discursivaRésumé
Este trabalho é parte da pesquisa de mestrado que analisa produtos audiovisuais consumidos por estudantes brasileiros buscando entendê-los como lugar de formação e como possibilidade estratégica de acesso à arte contemporânea. A escolha das produções, uma da mídia televisiva e outra uma videoinstalação, se deu pelo fato de que ambas comportam metalinguagens e questionam a própria estrutura e funcionalidade das imagens e das representações. A metodologia de análise consistiu em descrever e inter-relacionar os efeitos de sentido provocados por estas produções buscando compreender através do regime de interação do acidente, como o estilo nonsense provoca rupturas em nossos mecanismos habituais de leitura a partir dos seus efeitos de surpresa e de estranhamento. As conclusões apontam que abordar criticamente as produções audiovisuais consumidas diariamente pelos estudantes tornou-se um dos desafios contemporâneos do ensino de arte.Téléchargements
Références
ACASO, M. La educación artística no son manualidades: nuevas prácticas em la en-señanza de las artes y la cultura visual.– 2 ed.Madrid: Catarata, 2009.
BARBOSA, A. M. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BASTOS, L. K. X. Anotações sobre leitura e nonsense. Tese (Doutorado em Linguísti-ca) – Instituto de Estudos da Linguagem. São Paulo: Universidade Estadual de Cam-pinas, 1996.
CHIODETTO, E. Cinema Lascado: texto do curador. São Paulo: Frida Projetos Cultu-rais, 2016.
CHION, M. La audiovisión. Barcelona: Paidós, 1993.
CRIANÇA e CONSUMO. Relatório de atividades, 2012. Disponível em: <https://alana.org.br/wp-content/uploads/2014/08/alana-relatorio-atividades_2012.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2019.
FECHINE, Y. Contribuições para uma semiotização da montagem. In: OLIVEIRA, A. C. de; TEIXEIRA, L. (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimento de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p. 323-370.
FISCHER, R. M. B. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, junho, 2002.
GAZANA, C. Glitch Art: Uso do erro digital como procedimento artístico e possibili-dade estética. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes – São Paulo, 2016.
GREIMAS, A. J. Da imperfeição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
GREIMAS, A. J. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975. p. 7-17.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
HERNÁNDEZ, F. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Ale-gre: Artmed, 2000.
LANDOWSKI, E. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014.
MERLEAU-PONTY, M. Textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1984.MORADI, I. Glitch Aesthetics. (mestrado em Design Multimedia) - University of Hud-dersfield, Department of Architecture, School of Design Technology – United King-dom, England, 2004.
OLIVEIRA, A. C. Da Imperfeição 30 anos depois. In.: GREIMAS, A. J. Da imperfeição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, p. 9-19.
OXFORD DICTIONARIES. Oxford University Press, 2015. Disponível em: <https://langua-ges.oup.com/word-of-the-year/word-of-the-year-2015>. Acesso em: 18 jun. 2019.
PILLAR, A. D. Inscrições do contemporâneo em narrativas audiovisuais: simultanei-dade e ambivalência. Educação. Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 306-313, set./dez. 2013.
RAMALHO e OLIVEIRA, S. Leitura de Imagens para a Educação. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998.
REUTER, Y. A análise da narrativa – o texto, a ficção e a narração. Rio de Janeiro: DIFEL, 2007.
SELECT ART. Bate papo e lançamento do catálogo Cinema Lascado, 2016.Disponível em: <https://www.select.art.br/lancamento-de-publicacao-de-giselle-beiguelman>. Acesso em: 20 dez. 2017.
SIMON, C. Nem o acaso e nem o milagre são arte por si mesmos. Prof. Círio Simon, 2010.Disponível em: <https://profciriosimon.blogspot.com/2010/11/isto-nao-e-ar-te-04.html>. Acesso em: 04 maio 2018.
TEIXEIRA, L. Da Imperfeição: um marco nos estudos semióticos. Galáxia, n. 4, p. 257-261, 2002.
VASCONCELOS, F. A. Sentidos do não-sentido: contributos para uma reflexão sobre a escrita nonsense. Revista da Faculdade de Letras – Línguas e Literatura. Porto, XV, 1998
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade