POR QUE ADORAMOS FILMES DE ZUMBIS? UMA ANÁLISE DA IMAGEM GROTESCA DE UM PRODUTO DA CULTURA DE MASSA EM COMPARAÇÃO COM A CULTURA CONSUMISTA PÓS-MODERNA

Autori

  • Rodrigo Montandon Born PPGAV - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234607142015064

Parole chiave:

análise de filmes, cultura, capitalismo, consumo , filmes de zumbie

Abstract

Este artigo busca fazer uma análise do fenômeno contido nos filmes comerciais de terror, especificamente os filmes de temática de mortos-vivos propondo articulações entre a imagem provocada pelos cineastas e artistas e a cultura de consumo decorrente do capitalismo. Se o cineasta, conforme propõe Jameson (1995) não é isolado de seu contexto político/social, poderiam estes filmes ser entendidos como possíveis imagens do que Lukács (1920) entende como a bancarrota da organização social capitalista? Em uma cultura aonde a morte e o esgotamento dos recursos, o caos e o lapso de sistemas são situações recorrentes, insistentemente "empurradas para debaixo dos panos" como poderiam estes filmes de temática tão banal serem reinterpretados como a própria imagem do capitalismo?

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Biografia autore

Rodrigo Montandon Born, PPGAV - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre e licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2015-12-18

Come citare

BORN, Rodrigo Montandon. POR QUE ADORAMOS FILMES DE ZUMBIS? UMA ANÁLISE DA IMAGEM GROTESCA DE UM PRODUTO DA CULTURA DE MASSA EM COMPARAÇÃO COM A CULTURA CONSUMISTA PÓS-MODERNA. Palíndromo, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 064–080, 2015. DOI: 10.5965/2175234607142015064. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/6848. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção aberta