POR QUE ADORAMOS FILMES DE ZUMBIS? UMA ANÁLISE DA IMAGEM GROTESCA DE UM PRODUTO DA CULTURA DE MASSA EM COMPARAÇÃO COM A CULTURA CONSUMISTA PÓS-MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607142015064Palabras clave:
análise de filmes, cultura, capitalismo, consumo , filmes de zumbieResumen
Este artigo busca fazer uma análise do fenômeno contido nos filmes comerciais de terror, especificamente os filmes de temática de mortos-vivos propondo articulações entre a imagem provocada pelos cineastas e artistas e a cultura de consumo decorrente do capitalismo. Se o cineasta, conforme propõe Jameson (1995) não é isolado de seu contexto político/social, poderiam estes filmes ser entendidos como possíveis imagens do que Lukács (1920) entende como a bancarrota da organização social capitalista? Em uma cultura aonde a morte e o esgotamento dos recursos, o caos e o lapso de sistemas são situações recorrentes, insistentemente "empurradas para debaixo dos panos" como poderiam estes filmes de temática tão banal serem reinterpretados como a própria imagem do capitalismo?
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