Origami contemporâneo: um estudo sobre a arte em dobra e sua mutabilidade prática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234606122014094Parole chiave:
origami contemporâneo , arte, criativo, dobraAbstract
Este artigo visa buscar novas formas de manifestação criativa e artística do origami nos dias de hoje. Depois de atravessar inúmeras gerações e países, o que se nota são as funções mais abrangentes do origami além da simples confecção de dobraduras em papel: o dobrar vem desencadeando uma série de novas construções híbridas dentro do projeto e da criação. A modularidade, o coletivo, o construir consciente, o contemporâneo e a inovação são relações intrínsecas à práxis artística que configuram um panorama adjacente e subordinado à estrutura principal que regem este projeto de pesquisa. Apostamos na essência do origami como uma funcionalidade tangível para o pensamento criativo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade (trad. Pier Luigi Cabra). 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
AZEVEDO, W. O que é Design. São Paulo: Brasiliense, Col. Primeiros Passos, 1988.
___________. Os Signos do Design. São Paulo: Contato Imediato, 1994. BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Editora, 2009.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia (trad. Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa). Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.
DELEUZE, G. A Dobra: Leibniz e o barroco (trad. Luiz B. T. Orlandi). Campinas: Papirus, 1991.
FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação (trad. Raquel Abi-Sâmara). São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HULL, T. LANG, R. Origami design secrets: mathematical methods for an ancient art. Nova Iorque: The Mathematical Intelligencer, 2005.
KAZAZIAN, T. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento susten- tável (trad. Eric Roland Rene Heneault). 2. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2005.
LÉVY, P. O que é o virtual? (trad. Paulo Neves). São Paulo: Ed. 34, 1996. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SERRES, M. Os cinco sentidos: filosofia dos corpos misturados 1 (trad. Eloá Jacobina). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
AKOS, G. PARSONS, R. Mode Lab: education by design. [S.l.: s.n.], 2013. Disponível em: <http://lab.modecollective.nu/>. Acesso em: 09 nov. 2014.
ADAMS, J. DWYER, E. Fabricated Harvest. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2014.
BACCI, A. et al. Veasyble. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: <http://www.veasyble. com/project.html>. Acesso em: 20 jul. 2014.
BOSSE, C. RIECK, A. WALLISSER, T. Milan Rinascente window. Milão, [s.n.], 2010. Disponível em: <http://www.l-a-v-a.net/projects/milan-rinascente-window/>. Acesso em: 20 jul. 2014.
BOSSE, C. RIECK, A. WALLISSER, T. Digital origami emergency shelter. Austrá- lia, [s.n.], 2011. Disponível em: <http://www.l-a-v-a.net/projects/digital-origami-emer- gency-shelter/>. Acesso em: 09 nov. 2014.
BOSSE, C. RIECK, A. WALLISSER, T. Digital origami tigers. Austrália, [s.n.], 2010. Disponível em: <http://www.l-a-v-a.net/projects/digital-origami-tigers/>. Acesso em: 09 nov. 2014.
GANJAVIAN, A. KAWAMURA, K. P. Oyster. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014.
GARDINER, M. Oribotics. [S.l.: s.n.], 2004. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2014.
HERNANDEZ, R. Veasyble by GAIA. [S.l.]: Yatzer, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014.
JOBSON, C. New Origami Street Art in Angers, France by Mademoiselle Mauri- ce. [S.l.]: Colossal, 2013. Disponível em:
<http://www.thisiscolossal.com/2013/06/new-origami-street-art-in-angers-
-france-by-mademoiselle-maurice/>. Acesso em: 20 jul. 2014.
MERCIER, A. PÊCHEUX, V. Faux Plis. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Samanta Aline Teixeira, João Fernando Marar, Dorival Campos Rossi
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade