Origami contemporâneo: um estudo sobre a arte em dobra e sua mutabilidade prática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234606122014094Palabras clave:
origami contemporâneo , arte, criativo, dobraResumen
Este artigo visa buscar novas formas de manifestação criativa e artística do origami nos dias de hoje. Depois de atravessar inúmeras gerações e países, o que se nota são as funções mais abrangentes do origami além da simples confecção de dobraduras em papel: o dobrar vem desencadeando uma série de novas construções híbridas dentro do projeto e da criação. A modularidade, o coletivo, o construir consciente, o contemporâneo e a inovação são relações intrínsecas à práxis artística que configuram um panorama adjacente e subordinado à estrutura principal que regem este projeto de pesquisa. Apostamos na essência do origami como uma funcionalidade tangível para o pensamento criativo.
Descargas
Citas
ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade (trad. Pier Luigi Cabra). 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
AZEVEDO, W. O que é Design. São Paulo: Brasiliense, Col. Primeiros Passos, 1988.
___________. Os Signos do Design. São Paulo: Contato Imediato, 1994. BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Editora, 2009.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia (trad. Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa). Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.
DELEUZE, G. A Dobra: Leibniz e o barroco (trad. Luiz B. T. Orlandi). Campinas: Papirus, 1991.
FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação (trad. Raquel Abi-Sâmara). São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HULL, T. LANG, R. Origami design secrets: mathematical methods for an ancient art. Nova Iorque: The Mathematical Intelligencer, 2005.
KAZAZIAN, T. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento susten- tável (trad. Eric Roland Rene Heneault). 2. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2005.
LÉVY, P. O que é o virtual? (trad. Paulo Neves). São Paulo: Ed. 34, 1996. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SERRES, M. Os cinco sentidos: filosofia dos corpos misturados 1 (trad. Eloá Jacobina). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
AKOS, G. PARSONS, R. Mode Lab: education by design. [S.l.: s.n.], 2013. Disponível em: <http://lab.modecollective.nu/>. Acesso em: 09 nov. 2014.
ADAMS, J. DWYER, E. Fabricated Harvest. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2014.
BACCI, A. et al. Veasyble. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: <http://www.veasyble. com/project.html>. Acesso em: 20 jul. 2014.
BOSSE, C. RIECK, A. WALLISSER, T. Milan Rinascente window. Milão, [s.n.], 2010. Disponível em: <http://www.l-a-v-a.net/projects/milan-rinascente-window/>. Acesso em: 20 jul. 2014.
BOSSE, C. RIECK, A. WALLISSER, T. Digital origami emergency shelter. Austrá- lia, [s.n.], 2011. Disponível em: <http://www.l-a-v-a.net/projects/digital-origami-emer- gency-shelter/>. Acesso em: 09 nov. 2014.
BOSSE, C. RIECK, A. WALLISSER, T. Digital origami tigers. Austrália, [s.n.], 2010. Disponível em: <http://www.l-a-v-a.net/projects/digital-origami-tigers/>. Acesso em: 09 nov. 2014.
GANJAVIAN, A. KAWAMURA, K. P. Oyster. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014.
GARDINER, M. Oribotics. [S.l.: s.n.], 2004. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2014.
HERNANDEZ, R. Veasyble by GAIA. [S.l.]: Yatzer, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014.
JOBSON, C. New Origami Street Art in Angers, France by Mademoiselle Mauri- ce. [S.l.]: Colossal, 2013. Disponível em:
<http://www.thisiscolossal.com/2013/06/new-origami-street-art-in-angers-
-france-by-mademoiselle-maurice/>. Acesso em: 20 jul. 2014.
MERCIER, A. PÊCHEUX, V. Faux Plis. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Samanta Aline Teixeira, João Fernando Marar, Dorival Campos Rossi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade