Um Olhar Sobre Duchamp e Oldenburg
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605102013140Parole chiave:
leitura de imagem , semiótica greimasiana , Marcel Duchamp, OldenburgAbstract
Este artigo pretende dar suporte para uma leitura em sala de aula do readymade Fontaine de Marcel Duchamp e Soft Toilet de Claes Oldenburg. Essas obras foram analisadas por meio de pressupostos da Semiótica Greimasiana, fazendo uso das teorias de Ana Claudia de Oliveira e das análises feitas pela crítica e historiadora Rosalind E. Krauss. Esta leitura fornece métodos de descrição, que permitem uma visão ampla da obra, com o intuito de aproximar o espectador para que possa apreciá- la esteticamente. Ao final das análises, foi verificado que as duas esculturas, mesmo tendo o tema em comum, têm suas diferenças, pois Duchamp apropria-se de objetos prontos e Oldenburg subverte a função do objeto, apresentando ao público formas amolecidas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AA.VV., Arte do séc. XX, vol. II, Köln, Taschen, 2005.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política - Obras Escolhidas, volume 1. Trad. Paulo Sergio Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BOURLOT, Cintia. Pop Art: ¿ El movimiento artístico de mayor cercanía con el pueblo? In: Creación y Producción en Diseño y Comunicación [Trabajos de estudiantes y egresados]. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Centro de Producción en Diseño y Comunicación. Buenos Aires, Argentina. Año 7. Número 35. Diciembre, 2010.
BUORO, Anamélia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o Ensino da arte. São Paulo: Educ/ Fapesp/ Cortez, 2003.
CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2000.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
FLOCH. Imagens, signos, figuras – a abordagem semiótica da imagem. Cruzeiro Semiótico. Porto, jul/1985, p. 75-81.
FREUD, Sigmund. O estranho. IN: Freud, Sigmund. Obras Completas. Edição Standart. Rio de Janeiro: Imago, Vol. XXVII. 1970.
HIROMOTO, Sandra Yoshie Yamakawa. Claes Oldenburg: A poética do mole. 2004. 70 f. Monografia (Especialista) - Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti, Curitiba, Paraná, 2004. Disponível em: http://www.arteparanaense.art.br/sandra_hiromoto/ClaesOldenburg.pdf. Acessado em: 23 de setembro de 2013.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. MC FEE, June King. Preparation for Art. São Francisco, Wadsworth Publ. Co., 1964.
MORAES, Eliane R..O corpo impossível. São Paulo: Editora Iluminuras Ltd, 2002.
NÖTH, Winfried. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995.
_____________. A semiótica no século XX. São Paulo: Annablume, 1996. ODIN, Roger. Cinéma et production de sens. Paris: Armand Colin, 1990.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Semioses Pictóricas. IN: OLIVEIRA, Ana Claudia de. Semiótica Plástica. São Paulo, Macker, 2004.
OLIVEIRA, Ana Claudia de; FECHINE, Yvana (eds.). Semiótica da arte: teorizações, análises e ensino. São Paulo: Hacker Editores, 1998.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e. A leitura de imagens sob o ponto de vista da semiótica: uma crítica acerca das críticas. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2007.
______________________. Explosão e Isotopias. Anais do IV Seminário Leitura de Imagens para a Educação: Múltiplas mídias. Florianópolis, 2011. P. 91-100. Disponível em: http://www.gpae.ceart.udesc.br/4_seminario/artigos/artigoSandraRamalho.pdf. Acessado em 21 de setembro de 2013.
______________________. O problema da leitura de imagens. Arte on line- Periódico on line de Artes. Volume 1: julho/outubro, 1999. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/Revista_Arte_Online/Volumes/artigosandra.htm. Acessado em 21 de setembro de 2013.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A noção de obra de arte. In: OLIVEIRA, Ana Claudia. Semiótica Plástica. São Paulo, Macker, 2004.
TEIXEIRA, Lucia. Para uma leitura de textos visuais. In: BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua portuguesa: lusofonia- memória e diversidade cultural. São Paulo: EDUC, 2008. P. 299-306. Disponível em: http://www.uff.br/sedi/PDFS/2008_Teixeira_LeituraDeTextosVisuais.pdf. Acessado em 23 de setembro de 2013.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Janine Alessandra Perini
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade