Um Olhar Sobre Duchamp e Oldenburg
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605102013140Palabras clave:
leitura de imagem , semiótica greimasiana , Marcel Duchamp, OldenburgResumen
Este artigo pretende dar suporte para uma leitura em sala de aula do readymade Fontaine de Marcel Duchamp e Soft Toilet de Claes Oldenburg. Essas obras foram analisadas por meio de pressupostos da Semiótica Greimasiana, fazendo uso das teorias de Ana Claudia de Oliveira e das análises feitas pela crítica e historiadora Rosalind E. Krauss. Esta leitura fornece métodos de descrição, que permitem uma visão ampla da obra, com o intuito de aproximar o espectador para que possa apreciá- la esteticamente. Ao final das análises, foi verificado que as duas esculturas, mesmo tendo o tema em comum, têm suas diferenças, pois Duchamp apropria-se de objetos prontos e Oldenburg subverte a função do objeto, apresentando ao público formas amolecidas.
Descargas
Citas
AA.VV., Arte do séc. XX, vol. II, Köln, Taschen, 2005.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política - Obras Escolhidas, volume 1. Trad. Paulo Sergio Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BOURLOT, Cintia. Pop Art: ¿ El movimiento artístico de mayor cercanía con el pueblo? In: Creación y Producción en Diseño y Comunicación [Trabajos de estudiantes y egresados]. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Centro de Producción en Diseño y Comunicación. Buenos Aires, Argentina. Año 7. Número 35. Diciembre, 2010.
BUORO, Anamélia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o Ensino da arte. São Paulo: Educ/ Fapesp/ Cortez, 2003.
CANTON, Kátia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2000.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
FLOCH. Imagens, signos, figuras – a abordagem semiótica da imagem. Cruzeiro Semiótico. Porto, jul/1985, p. 75-81.
FREUD, Sigmund. O estranho. IN: Freud, Sigmund. Obras Completas. Edição Standart. Rio de Janeiro: Imago, Vol. XXVII. 1970.
HIROMOTO, Sandra Yoshie Yamakawa. Claes Oldenburg: A poética do mole. 2004. 70 f. Monografia (Especialista) - Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti, Curitiba, Paraná, 2004. Disponível em: http://www.arteparanaense.art.br/sandra_hiromoto/ClaesOldenburg.pdf. Acessado em: 23 de setembro de 2013.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. MC FEE, June King. Preparation for Art. São Francisco, Wadsworth Publ. Co., 1964.
MORAES, Eliane R..O corpo impossível. São Paulo: Editora Iluminuras Ltd, 2002.
NÖTH, Winfried. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995.
_____________. A semiótica no século XX. São Paulo: Annablume, 1996. ODIN, Roger. Cinéma et production de sens. Paris: Armand Colin, 1990.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Semioses Pictóricas. IN: OLIVEIRA, Ana Claudia de. Semiótica Plástica. São Paulo, Macker, 2004.
OLIVEIRA, Ana Claudia de; FECHINE, Yvana (eds.). Semiótica da arte: teorizações, análises e ensino. São Paulo: Hacker Editores, 1998.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e. A leitura de imagens sob o ponto de vista da semiótica: uma crítica acerca das críticas. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2007.
______________________. Explosão e Isotopias. Anais do IV Seminário Leitura de Imagens para a Educação: Múltiplas mídias. Florianópolis, 2011. P. 91-100. Disponível em: http://www.gpae.ceart.udesc.br/4_seminario/artigos/artigoSandraRamalho.pdf. Acessado em 21 de setembro de 2013.
______________________. O problema da leitura de imagens. Arte on line- Periódico on line de Artes. Volume 1: julho/outubro, 1999. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/Revista_Arte_Online/Volumes/artigosandra.htm. Acessado em 21 de setembro de 2013.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A noção de obra de arte. In: OLIVEIRA, Ana Claudia. Semiótica Plástica. São Paulo, Macker, 2004.
TEIXEIRA, Lucia. Para uma leitura de textos visuais. In: BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua portuguesa: lusofonia- memória e diversidade cultural. São Paulo: EDUC, 2008. P. 299-306. Disponível em: http://www.uff.br/sedi/PDFS/2008_Teixeira_LeituraDeTextosVisuais.pdf. Acessado em 23 de setembro de 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Janine Alessandra Perini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade