Mediação, Formação e Políticas Públicas nos Anos de 1990 na Cidade de Jacareí

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604072012047

Parole chiave:

Memória, Exposição de artes visuais, Formação e mediação

Abstract

O estudo apresentado neste artigo é uma reflexão sobre uma série de atividades educativas desenvolvidas a partir de exposições de artes visuais, organizadas pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jacareí/São Paulo, na década de 1990, que se traduziram como ações mediadoras entre a arte e os diferentes públicos envolvidos.  Ao recuar no tempo, o artigo toma uma das dezessete exposições realizadas e catalogadas, e, por meio de uma descrição analítica, busca compreender os propósitos que gestaram estes projetos, os modos como os mesmos foram planejados e construídos, o seu alcance e impacto, além de reverberações, ao longo do tempo, para o ensino de arte.  Sendo assim, o principal objetivo é analisar o sentido de mediação atrelado à formação, de maneira mais abrangente. Para tal análise, tomamos materiais, tais como documentos oficiais e narrativas de pessoas que estiveram envolvidos neste processo, de modo a oferecer uma avaliação crítica das políticas públicas de então.

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Ronaldo Alexandre de Oliveira, Londrina State University

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor Adjunto "A" da Universidade Estadual de Londrina.

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Pubblicato

2013-05-24

Come citare

OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. Mediação, Formação e Políticas Públicas nos Anos de 1990 na Cidade de Jacareí. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 7, 2013. DOI: 10.5965/2175234604072012047. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3337. Acesso em: 18 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção temática