Mediação, Formação e Políticas Públicas nos Anos de 1990 na Cidade de Jacareí
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234604072012047Parole chiave:
Memória, Exposição de artes visuais, Formação e mediaçãoAbstract
O estudo apresentado neste artigo é uma reflexão sobre uma série de atividades educativas desenvolvidas a partir de exposições de artes visuais, organizadas pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jacareí/São Paulo, na década de 1990, que se traduziram como ações mediadoras entre a arte e os diferentes públicos envolvidos. Ao recuar no tempo, o artigo toma uma das dezessete exposições realizadas e catalogadas, e, por meio de uma descrição analítica, busca compreender os propósitos que gestaram estes projetos, os modos como os mesmos foram planejados e construídos, o seu alcance e impacto, além de reverberações, ao longo do tempo, para o ensino de arte. Sendo assim, o principal objetivo é analisar o sentido de mediação atrelado à formação, de maneira mais abrangente. Para tal análise, tomamos materiais, tais como documentos oficiais e narrativas de pessoas que estiveram envolvidos neste processo, de modo a oferecer uma avaliação crítica das políticas públicas de então.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, J. L. V. A Mediação: Paulo Freire e István Mészáros. In: V Encontro do Fórum Internacional Paulo Freire: caminhando para uma cidadania multicultural, 2004, Porto. IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: caminhando para uma cidadania multicultural, 2004. p. 1-15
BARBOSA, A.M. A imagem do ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
_________ (org.). Arte - educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez,1997.
_________ Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BOSI, E. Memória e sociedade - lembranças de velhos. 3ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994. 484p.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1991.
CASA DA GRAVURA. Ensino da arte - a gravura como meio. Jacareí: Casa da Gravura, 1998. (Catálogo)
COELHO, J. T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1994.
FREIRE, M. et al. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
MARTINS, M. C.F. Mediação: Provocações Estéticas. São Paulo, UNESP,v.1 n.1, 2005.
MARTINS, M. C.F. Curadoria educativa: Uma pesquisa com educadores In: Cultura visual e desafios da pesquisa em artes, 2005, Goiânia. Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual-Faculdade de Artes Visuais/UFG, 2005. v. 02. p. 533-540.
NÓVOA, A. Profissão professor.Porto: Porto, 1995.
OLIVEIRA, R. A. A ação cultural como caminho para o ensino de arte na instituição. São Paulo: Anais do Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, vol. I: 268-272, 1996.
________ A casa da gravura – o ensino e a arte contemporânea. Jacareí: Secretaria Municipal de Educação, 1998. (Projeto de atuação)
________ Exposição aspectos da natureza. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1995. (convite/ catálogo)
OTT, R. W. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997
REBOUÇAS, M. L. M. Aprendizagem pela mediação de um material educativo. In: Cultura visual e desafios da pesquisa em artes, 2005, Goiânia. Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual-Faculdade de Artes Visuais/UFG, 2005. v. 02. p. 533-540.
SANT’ANNA, R. N. Caderno de atividades educativas elaborado para a exposição aspectos da natureza. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1995. (caderno)
SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (org.) Profissão professor. Portugal: Porto, p. 63-92, 1995.
SCHULZ, Sueli Perão et all. Árvores.Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1998. (projeto) _______ Uma viagem pelo corpo humano. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1999. (projeto)
RIZZI, M. C. Leitura de fragmentos - relato de uma experiência completa a partir de um acervo incompleto. São Paulo: ECA-USP, 1990. (Dissertação/ Mestrado).
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação profissional. Petrópolis, RJ; Vozes, 2002.
TUAN, Yi-Fu, Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL,1983. _____. Paisagens do medo. São Paulo: UNSP, 2005.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2013 Ronaldo Alexandre de Oliveira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade