Mediação, Formação e Políticas Públicas nos Anos de 1990 na Cidade de Jacareí
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234604072012047Palabras clave:
Memória, Exposição de artes visuais, Formação e mediaçãoResumen
O estudo apresentado neste artigo é uma reflexão sobre uma série de atividades educativas desenvolvidas a partir de exposições de artes visuais, organizadas pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jacareí/São Paulo, na década de 1990, que se traduziram como ações mediadoras entre a arte e os diferentes públicos envolvidos. Ao recuar no tempo, o artigo toma uma das dezessete exposições realizadas e catalogadas, e, por meio de uma descrição analítica, busca compreender os propósitos que gestaram estes projetos, os modos como os mesmos foram planejados e construídos, o seu alcance e impacto, além de reverberações, ao longo do tempo, para o ensino de arte. Sendo assim, o principal objetivo é analisar o sentido de mediação atrelado à formação, de maneira mais abrangente. Para tal análise, tomamos materiais, tais como documentos oficiais e narrativas de pessoas que estiveram envolvidos neste processo, de modo a oferecer uma avaliação crítica das políticas públicas de então.
Descargas
Citas
ALMEIDA, J. L. V. A Mediação: Paulo Freire e István Mészáros. In: V Encontro do Fórum Internacional Paulo Freire: caminhando para uma cidadania multicultural, 2004, Porto. IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: caminhando para uma cidadania multicultural, 2004. p. 1-15
BARBOSA, A.M. A imagem do ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
_________ (org.). Arte - educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez,1997.
_________ Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BOSI, E. Memória e sociedade - lembranças de velhos. 3ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994. 484p.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1991.
CASA DA GRAVURA. Ensino da arte - a gravura como meio. Jacareí: Casa da Gravura, 1998. (Catálogo)
COELHO, J. T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1994.
FREIRE, M. et al. Observação, registro, reflexão: instrumentos metodológicos I. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
MARTINS, M. C.F. Mediação: Provocações Estéticas. São Paulo, UNESP,v.1 n.1, 2005.
MARTINS, M. C.F. Curadoria educativa: Uma pesquisa com educadores In: Cultura visual e desafios da pesquisa em artes, 2005, Goiânia. Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual-Faculdade de Artes Visuais/UFG, 2005. v. 02. p. 533-540.
NÓVOA, A. Profissão professor.Porto: Porto, 1995.
OLIVEIRA, R. A. A ação cultural como caminho para o ensino de arte na instituição. São Paulo: Anais do Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, vol. I: 268-272, 1996.
________ A casa da gravura – o ensino e a arte contemporânea. Jacareí: Secretaria Municipal de Educação, 1998. (Projeto de atuação)
________ Exposição aspectos da natureza. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1995. (convite/ catálogo)
OTT, R. W. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997
REBOUÇAS, M. L. M. Aprendizagem pela mediação de um material educativo. In: Cultura visual e desafios da pesquisa em artes, 2005, Goiânia. Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual-Faculdade de Artes Visuais/UFG, 2005. v. 02. p. 533-540.
SANT’ANNA, R. N. Caderno de atividades educativas elaborado para a exposição aspectos da natureza. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1995. (caderno)
SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (org.) Profissão professor. Portugal: Porto, p. 63-92, 1995.
SCHULZ, Sueli Perão et all. Árvores.Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1998. (projeto) _______ Uma viagem pelo corpo humano. Jacareí: Clube de Ciência e Cultura, 1999. (projeto)
RIZZI, M. C. Leitura de fragmentos - relato de uma experiência completa a partir de um acervo incompleto. São Paulo: ECA-USP, 1990. (Dissertação/ Mestrado).
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação profissional. Petrópolis, RJ; Vozes, 2002.
TUAN, Yi-Fu, Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL,1983. _____. Paisagens do medo. São Paulo: UNSP, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Ronaldo Alexandre de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade