Centro Alternativo de Cultura Espaço N.O.: arena de experimentações de toda ordem
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0017Parole chiave:
espaço alternativo, arte contemporânea, arte conceitualAbstract
O presente artigo trata de aspectos relacionados à história da arte especificamente a um momento da arte contemporânea no Brasil e em especial ao Centro Alternativo de Cultura N.O. (Espaço N.O.), que apesar do curto espaço de tempo de existência, marcou o cenário artístico cultural de Porto Alegre entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980. Formado por artistas locais, que além de apresentarem suas produções de arte conceitual, possibilitaram a vinda de grandes artistas do centro do país para essa cidade. O Espaço N.O. foi relevante por projetar artistas locais em nível nacional e internacional.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na Semana de 22. São Paulo: Ed. 34, 1998.
CALIRMAN, Claudia. Arte brasileira na ditadura militar: Antonio Manuel, Artur Barrio e Cildo Meireles. Tradução de Dmitry Gomes e Victor Heringer. Rio de Janeiro: Ed. Reptil, 2013.
CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CÂMERA DOS DEPUTADOS. Portal da Câmera dos Deputados. Brasília: Palácio do Congresso Nacional, s.d. Disponível em: https://www.camara.leg.br/. Acesso em: 11 nov. 2023.
CARVALHO, Ana Maria Albani de (Org.). Espaço N.O. – Nervo Óptico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Fala do Artista).
CANTON, Katia. Do moderno ao contemporâneo. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2012. (Coleção Temas da Arte Contemporânea).
CHAVES BARCELLOS, Vera. O Espaço N.O.. In: CARVALHO, Ana Maria Albani de (Org.). Espaço N.O. – Nervo Óptico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Fala do Artista).
FARIAS, Agnaldo. Arte Brasileira Hoje. São Paulo: Publifolha, 2002. (Coleção Folha Explica).
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. São Paulo – SP. Disponível em: https://issuu.com/bienal/docs/namec311d4. Acesso em: 29/05/2023.
FUNDAÇÃO VERA CHAVES BARCELLOS – FVCB. Viamão – RS. Disponível em: www.fvcb.com. Acesso em: 10/05/2023.
GONÇALVES, Marcos Augusto. 1922: a semana que não terminou. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
LAMBRECHT, Karin. Espaço N. O. In: CARVALHO, Ana Maria Albani de (Org.). Espaço N.O. – Nervo Óptico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Fala do Artista).
LANES, Telmo. Espaço N. O.. In: CARVALHO, Ana Maria Albani de (Org.). Espaço N.O. – Nervo Óptico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Fala do Artista).
LITTLE, Stephen. Ismos: para entender a arte. São Paulo: Ed. Globo, 2010.
MAM SÃO PAULO. I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. 1 ed. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1951. Disponível em: https://issuu.com/bienal/docs/namec311d4. Acesso em: 11.10.2023
MARGS - MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.margs.rs.gov.br/midia/espaco-n-o-40-anos-arquivos-de-uma-experiencia-coletiva/ Acesso em: 28/05/2023.
NORONHA, Márcio Pizarro; BATISTA, Sandro Tôrres. Essa tal de arte contemporânea. Goiânia – GO: Ed. América, 2012.
PAIM, Claudia. Espaço N.O., Nervo óptico de Ana Maria Albani Carvalho. Revista Porto Arte. Porto Alegre, v. 13, n° 23, nov/2005.
PEDROSA, Mário. Arte. Ensaios. Org. Lorenzo Mammì. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
RÖHNELT, Mário. Sobre o Espaço N. O.. In: CARVALHO, Ana Maria Albani de (Org.). Espaço N.O. – Nervo Óptico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Fala do Artista).
TORRANO, Ana. Espaço N. O.. In: CARVALHO, Ana Maria Albani de (Org.). Espaço N.O. – Nervo Óptico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Fala do Artista).
VIGIANO, Cris. Final dos anos 70, início dos 80.... In: CARVALHO, Ana Maria Albani de (Org.). Espaço N.O. – Nervo Óptico. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Coleção Fala do Artista).
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Walter Karwatzki, Laura Ribero Rueda
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade