Existir como Arte: a que se destina?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019191

Palavras-chave:

fotografia, autorreferencial, memória, poética

Resumo

O artigo apresenta um recorte da obra do artista visual e fotógrafo Walter Karwatzki. Nele são evidenciados três trabalhos com a técnica da fotografia que têm como plataforma o corpo do artista. As obras ressaltam a passagem do fotógrafo que via apenas o outro para o fotógrafo que agora se vê e se mostra para o outro, mudança que se dá em função de uma situação de morte pela qual passou. As obras apresentadas são dotadas de uma dramaturgia resultante ora de aspectos sociais, ora de aspectos culturais ou de aspectos pessoais do artista. Nessas obras, o corpo está carregado de um grande sentido autorreferencial. Este artigo apresenta a trajetória fotográfica do autor em oito trabalhos fotográficos que, de uma maneira ou de outra, têm sua produção poética em constante aproximação com a questão da memória, tendo como referências Samain (2012), Achutti (1997, 2004), Didi-Huberman (2010), Dubois (1993), Bossi (2010), Canclini (2013) e Tolstói (2016), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Karwatzki, Federal Institute of Rio Grande do Sul

Doutorando PROSUP/CAPES no PPG Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Professor no Instituto Federal do RS - Campus Porto Alegre.  Membro do GP em Cultura, Identidade e Trabalho do IFRS-CNPq. Membro do GP em Linguagens e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo/RS. Realiza exposições individuais e participa em exposições coletivas, nacionais e internacionais. E-mail: walter.karwatzki@gmail.com

Lurdi Blauth, Universidade Feevale

Doutora em Artes Visuais, PPGAV, UFRGS/RS, 2005. Doutorado/sanduíche, Université Pantheon-Sorbonne, Paris I, França, 2003. Docente em cursos de graduação, pós-graduação em Artes Visuais e mestrado em Processos e Manifestações Culturais; integra o grupo de pesquisa em Linguagens e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo/RS. Realiza exposições individuais e participa em exposições coletivas, nacionais e internacionais. E-mail: lurdib@feevale.br.

Referências

ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. 1. ed. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1997.

________. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. 1. ed. Porto Alegre: UFRGS/Tomo Editorial, 2004.

BAUMAN, Z. Identidade. 1. ed.. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BLAUTH, L. Pesquisa em arte: Luas Negras resultantes de um processo gráfico. In: BLAUTH, L; SIMIONATO, M. F. (Org.). Educação, estética e cultura: percursos e inves-tigações. 1ª edição. Novo Hamburgo: Feevale, 2008, p. 87 – 95.

BOSSI, A. Plural, mas não caótico. In: BOSSI, A. Cultura brasileira: temas e situações. 4. ed. (Org.). São Paulo: Ática, 2010, p. 7-15.

CAMARGO, D. Poeplano. 1. ed.Porto Alegre: Projeto POA, 2010.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. Tradução de Ana Regina Lessa, Heloísa Pessa Cintrão e Gênese Andrade. São Pau-lo: USP, 2013.

CANONGIA, L. O legado dos anos 60 e 70. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CANTON, K. Corpo, identidade e erotismo. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

CATTANI, I. B. Mestiçagens na arte contemporânea: conceito e descobramentos. In: CATTANI, I. B. Mestiçagens na arte contemporânea: conceito e desdobramentos. Mestiçagens na arte contemporânea. 1. ed. (Org.) Porto Alegre: UFRGS, 2007, p 21-34.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. 2. ed.. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

DUBOIS. P. O ato fotográfico e outros ensaios. 9. ed. Campinas: Papirus, 1993.

GALEANO, E. O livro dos abraços. 2. ed. Tradução de Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 2007.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografia do desejo. 5. ed. Petrópolis: Vo-zes, 1999.

HARAZIM, D. O instante certo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MURAD, C. A. Fotografia contemporânea e a Imagem do Olhar Cristal. Disponível em: http://www.fotopoetica.ufrj.br/wp-content/uplo-ads/2016/03/Alice_20-11_01.pdf. Acesso em: 9 de mar. de 2018, p. 4-8.

PAZ, O. Conjunções e disjunções. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

REY, S. A dimensão crítica dos escritos de artistas na arte contemporânea. 2008. Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/viewFi--le/2/1. Acesso em 10 de mar. de 2018, p. 8-15.

SAMAIN, E. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/VIS-UAL/article/viewFile/23089/13635?jour--nal-VISUAL. Acesso em: 22 de dez. de 2016. VISUALIDADES, Goiânia v.10/n.1, jan-jun 2012, p. 151 -164.

TOLSTÓI, L. O que é arte: a polêmica visão do autor de Guerra e Paz. 2. ed. Tradução de Bete Torii. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

KARWATZKI, Walter; BLAUTH, Lurdi. Existir como Arte: a que se destina?. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 191–211, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019191. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12305. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta