“Entre rostos”: a transfiguração da aparência no autorretrato em diálogo com Cindy Sherman
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0012Parole chiave:
Cindy Sherman, referente, aparência, transfiguração, autorretratoAbstract
Neste artigo discute-se a transfiguração da aparência nos autorretratos da série “Entre Rostos”, em um diálogo com as obras da artista Cindy Sherman, como problemática de pesquisa. O objetivo é analisar, nessa transfiguração, como o referente, ou seja, o rosto, se comporta na modificação das aparências. A abordagem metodológica do processo criativo está embasada nas três dimensões de Rey (2002), sendo a abstrata, a prática e a da obra em processo. A partir da série resultante de autorretratos faz-se uma análise estabelecendo relações com as obras de Sherman. Os resultados mostram que a transfiguração da aparência e o disforme ocultam o "referente do artista" (seu rosto), produzindo uma beleza de outra ordem pela qual se manifesta o "referente de artista" (modo específico do artista transfigurar seu rosto no autorretrato). Conclusivamente, percebe-se que o primeiro referente se camufla com uma segunda identidade, que é sua tanto quanto a primeira, e que só é revelada quando essa se empenha na sua transfiguração.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO, Camila Leite de. O desejo de autorretratos: subjetividade e criação na rede. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Recife: UFPE, 2015.
ARAÚJO, Camila Leite. As fotografias de Cindy Sherman: Reflexão e criação sobre os sujeitos contemporâneos. Ícone, Recife, v. 14, n. 2, dez/2012. Disponível em: <https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230654> . Acesso em: 7 out. 2022.
ARAUJO, Virgínia Gil. O auto-retrato fotográfico: um estudo sobre a construção fisionômica como arbitrariedade em Artur Barrio. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 21–28, 2005. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3614>. Acesso em: 6 out. 2022.
BRAGA, Paula Priscila. Selfie: o autorretrato do sujeito contemporâneo. ARS (São Paulo), 19(42), 643-690, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180880>. Acesso em: 4 out 2022.
CANTON, Kátia. Autorretrato, Espelho de Artista. Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, 2002. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-24052019-154012>. Acesso em: 23 Mai. 2020.
CANTON, Kátia. Autorretrato: espelho de artista. São Paulo: Cosac & Naif, 2001.
CUPELLO, América. Máscaras, ficção e mise-en-scène na fotografia contemporânea. Estado da Arte, v. 2 n. 1 p. 143 - 159 jan./jun. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n1-2021-59395>. Acesso em: 9 out 2022.
FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. Tradução de Maria Alzira Brum. São Paulo: Editora G. Gilli, 2012.
FONTCUBERTA, Jooan. El beso de Judas. Fotografia y verdad. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
PRADA, Ângela. Auto-Retratos Da Pós-Modernidade: Cindy Sherman Em “Untitled Film Stills”. Visualidades, Goiânia, v. 7 n. 1, 2012. DOI: 10.5216/vis.v7i1.18125. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18125 >. Acesso em: 7 out. 2022.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002, p. 123-140.
SADDI, Liene Nunes; MACHADO, Paula. O autorretrato e o dispositivo fotográfico: uma análise de obras de Cindy Sherman. Revista Multiplicidade, v. 9, n. 9, 2019. Disponível em: <https://revistas.fibbauru.br/multiplicidadefib/article/view/428>. Acesso em: 9 out. 2022.
TOREZANI, Julianna Nascimento. Os Autorretratos de Cindy Sherman no Instagram. In: III Grão Fino: Semana de Fotografia (Online). Campina Grande, PB, 26 a 30 de Outubro de 2020. Disponível em: <https://graofinofoto.com.br/wp-content/uploads/2020/12/GT2art1.autorretratoinstagram.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Rogério Tubias Schraiber, Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade