“Entre rostos”: a transfiguração da aparência no autorretrato em diálogo com Cindy Sherman

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0012

Mots-clés :

Cindy Sherman, referente, aparência, transfiguração, autorretrato

Résumé

Neste artigo discute-se a transfiguração da aparência nos autorretratos da série “Entre Rostos”, em um diálogo com as obras da artista Cindy Sherman, como problemática de pesquisa. O objetivo é analisar, nessa transfiguração, como o referente, ou seja, o rosto, se comporta na modificação das aparências. A abordagem metodológica do processo criativo está embasada nas três dimensões de Rey (2002), sendo a abstrata, a prática e a da obra em processo. A partir da série resultante de autorretratos faz-se uma análise estabelecendo relações com as obras de Sherman. Os resultados mostram que a transfiguração da aparência e o disforme ocultam o "referente do artista" (seu rosto), produzindo uma beleza de outra ordem pela qual se manifesta o "referente de artista" (modo específico do artista transfigurar seu rosto no autorretrato). Conclusivamente, percebe-se que o primeiro referente se camufla com uma segunda identidade, que é sua tanto quanto a primeira, e que só é revelada quando essa se empenha na sua transfiguração.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rogério Tubias Schraiber, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Artes Visuais - Licenciatura/Bacharelado - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS/UNIJUÍ 2005; Especialista em Design de Estamparia - UFSM 2007; Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação- UAB/UFSM 2010; Mestre em Artes Visuais, na linha de Arte e Tecnologia, no Programa de Pós-Graduação em Arte/PPGART-UFSM 2010.  Participante do Grupo de Pesquisa Arte e Design; tutor presencial na Especialização em Mídias na Educação pela UAB/UFSM. Lattes: Lattes: http://lattes.cnpq.br/2664305506336490. E-mail: rgartt@gmail.com

Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Engenharia de Produção/Gestão do Design na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Professora do PPG Artes Visuais/UFSM. http://lattes.cnpq.br/1234650265478193. https://orcid.org/0000-0002-0490-1258. E-mail: minuzzireinilda@gmail.com.

Références

ARAÚJO, Camila Leite de. O desejo de autorretratos: subjetividade e criação na rede. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Recife: UFPE, 2015.

ARAÚJO, Camila Leite. As fotografias de Cindy Sherman: Reflexão e criação sobre os sujeitos contemporâneos. Ícone, Recife, v. 14, n. 2, dez/2012. Disponível em: <https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230654> . Acesso em: 7 out. 2022.

ARAUJO, Virgínia Gil. O auto-retrato fotográfico: um estudo sobre a construção fisionômica como arbitrariedade em Artur Barrio. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 21–28, 2005. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3614>. Acesso em: 6 out. 2022.

BRAGA, Paula Priscila. Selfie: o autorretrato do sujeito contemporâneo. ARS (São Paulo), 19(42), 643-690, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180880>. Acesso em: 4 out 2022.

CANTON, Kátia. Autorretrato, Espelho de Artista. Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, 2002. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-24052019-154012>. Acesso em: 23 Mai. 2020.

CANTON, Kátia. Autorretrato: espelho de artista. São Paulo: Cosac & Naif, 2001.

CUPELLO, América. Máscaras, ficção e mise-en-scène na fotografia contemporânea. Estado da Arte, v. 2 n. 1 p. 143 - 159 jan./jun. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n1-2021-59395>. Acesso em: 9 out 2022.

FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. Tradução de Maria Alzira Brum. São Paulo: Editora G. Gilli, 2012.

FONTCUBERTA, Jooan. El beso de Judas. Fotografia y verdad. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.

PRADA, Ângela. Auto-Retratos Da Pós-Modernidade: Cindy Sherman Em “Untitled Film Stills”. Visualidades, Goiânia, v. 7 n. 1, 2012. DOI: 10.5216/vis.v7i1.18125. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18125 >. Acesso em: 7 out. 2022.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002, p. 123-140.

SADDI, Liene Nunes; MACHADO, Paula. O autorretrato e o dispositivo fotográfico: uma análise de obras de Cindy Sherman. Revista Multiplicidade, v. 9, n. 9, 2019. Disponível em: <https://revistas.fibbauru.br/multiplicidadefib/article/view/428>. Acesso em: 9 out. 2022.

TOREZANI, Julianna Nascimento. Os Autorretratos de Cindy Sherman no Instagram. In: III Grão Fino: Semana de Fotografia (Online). Campina Grande, PB, 26 a 30 de Outubro de 2020. Disponível em: <https://graofinofoto.com.br/wp-content/uploads/2020/12/GT2art1.autorretratoinstagram.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-05-25

Comment citer

SCHRAIBER, Rogério Tubias; MINUZZI, Reinilda de Fátima Berguenmayer. “Entre rostos”: a transfiguração da aparência no autorretrato em diálogo com Cindy Sherman. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22915. Acesso em: 21 nov. 2024.