Raymundo Colares e o cinema: dos gibis aos filmes em super-8

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0011

Parole chiave:

Raymundo Colares, filmes de artista, gibi, super-8

Abstract

A desarticulação de estruturas visuais é uma das principais questões que Raymundo Colares desenvolve em seu percurso poético. Este artigo busca responder qual é a relação de proximidade que seus trabalhos suscitam com a ideia de sensação do movimento da imagem, princípio fundamental do cinema. Para isso, analisa a série de trabalho que o artista denomina de Gibi e os relaciona com a técnica de montagem cinematográfica. Em um segundo momento, o texto reflete sobre os três filmes que Colares realizou, buscando demostrar como esses trabalhos fazem parte dessa sua pesquisa de desarticulação visual, e podem ser vistos como uma forma de pintura em movimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Mario Caillaux, University of Brasília

Doutorando em História e Teoria da Arte pela UNB. Sua pesquisa é focada na relação entre as imagens em movimento e a arte contemporânea. Lattes: https://lattes.cnpq.br/5240237343699696  E-mail:marcaillaux@gmail.com

Marcelo Mari, University of Brasília

Professor de Teoria e História da Arte no Departamento de Artes Visuais da UNB. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8059077343813699  E-mail: marcelomari.vis@gmail.com

Riferimenti bibliografici

ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo: A dramaturgia da forma em “Stuttgart”. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

AMARAL, Aracy; CRUZ, Roberto Moreira S. Expoprojeção: 1973-2013. São Paulo: Sesc Pinheiros, 2013.

ARRIGUCCI JR., Davi. Misteriosa entrega e mudança de si mesmo. Revista Piauí, Rio de Janeiro, n. 58, jul. 2011. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/misteriosa-entrega-e-mudanca-de-si-mesmo/. Acesso em: 25 maio 2023.

BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BOIS, Yve-Alain. A pintura como modelo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

CADÔR, Amir. Os Gibis de Raymundo Colares. In: CAMILLO OSORIO, Luiz. Raymundo Colares. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010.

CAMILLO OSORIO, Luiz. Raymundo Colares. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010.

COLARES, Raymundo. [Correspondência]. Destinatário: Antonio Manuel. Milão, 23 out. 1972. 1 carta.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo. Ed. 34, 1992.

EISENSTEIN, Serguei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GIDAL, Peter. Theory and definition of structural/materialist film. In: GIDAL, Peter (ed.). Structural Film Anthology. London: British Film Institute, 1976.

GOIDANICH, Hiron Cardoso. Enciclopédia dos quadrinhos. Porto Alegre: L&PM, 2001.

MAURICIO, Jayme. Colares: o ônibus e as barreiras a vencer. Correio da manhã, Rio de Janeiro, n. 23430, 3 set. 1969. Segundo Caderno, p. 1.

MITCHELL, William J. T. "Ut Pictura Theoria”: Abstract painting and the repression of language. Critical Inquiry, v. 15, n. 2, p. 348-371, 1989. Disponível em: https://doi.org/10.1086/448488. Acesso em: 25 maio 2023.

MORAIS, Frederico. Na estrada: o ônibus e o barranco. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, n. 14346, 16 ago. 1969. 2a Seção, p. 3.

MORAIS, Frederico. Colares: gigantismo e impasse. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, n. 14351, 22 ago. 1969. 2a Seção, p. 3.

MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

OITICICA, Hélio. Colares. In: NETO, Torquato; SAILORMOON, Waly (org.) Navilouca. Rio de Janeiro, 1972.

PAPE, Lygia. Lygia Pape: entrevista a Lúcia Carneiro e Ileana Pradilla. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.

PONTUAL, Roberto. O Hoje do ontem neoconcreto. In: PUCU, Izabela; MEDEIROS, Jaqueline (org.). Roberto Pontual: obra crítica. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013. p. 383-388.

RODRIGEZ, Gloria. Notas da tradução. In: CORTÁZAR, Júlio. Histórias de cronópios e de famas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

VENANCIO FILHO, Paulo. Pintura e caos. In: VENANCIO FILHO, Paulo. A presença da arte: Paulo Venancio Filho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

Pubblicato

2023-05-25

Come citare

CAILLAUX, Mario; MARI, Marcelo. Raymundo Colares e o cinema: dos gibis aos filmes em super-8. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22723. Acesso em: 24 nov. 2024.