Questa è una versione superata pubblicata il 2022-01-03. Visita la versione più recente.

Pós-graduação em a Artes Visuais e a formação de professores(as) no sul do Brasil

Autori

  • Maristela Muller Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614322022256

Parole chiave:

Formação de Professores(as), Pós-Graduação em Artes, Artes Visuais, Observatório, Pedagogia Histórico-Crítica

Abstract

Neste artigo, o objeto de estudo é a formação de professores(as), no contexto dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais, das instituições públicas localizadas no Sul do Brasil e que ofertam o doutorado e/ou mestrado acadêmico. Foram coletados 430 estudos, desenvolvidos por estudantes da pós-graduação, no recorte temporal de 2014 a 2019, junto aos programas: PPGAV da UFRGS, PPGAV da UDESC, PPGArt da UFSM e PPGAVI da UFPEL, a fim de compreender como a produção das teses e dissertações revelam as problemáticas vivenciadas na pós-graduação em artes visuais, na perspectiva da formação de professores(as). As teses e dissertações revelam, entre outras coisas, a necessidade de se estudar a formação de professores: pela falta de pesquisas sobre o tema na pós-graduação; pelos ataques constantes a área de artes visuais e a recorrente ameaça de remoção das artes do currículo escolar; para atuar coletivamente contra a precarização da educação, contra a formação aligeirada e evitar o desmonte da educação. Como aporte teórico, metodológico e pedagógico referencia-se o Materialismo Histórico-Dialético (MHD), desenvolvido por Karl Marx (1978; 1985; 1998) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), concebida por Dermeval Saviani (1984; 2009; 2013; 2018; 2019). Reforça-se a necessidade de realizar ações concretas que viabilizam a práxis educativa nas artes visuais e ações que ampliem o debate sobre a formação de professores. Pois, no Brasil, as pessoas não atuam unicamente como pesquisadores, atuam conjuntamente na docência nas IES, nas escolas, bem como, no ensino informal em espaços culturais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de. A Pós-graduação No Brasil: História De Uma Tradição Inventada. Tese de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação na UNICAMP. Campinas, São Paulo, 2017.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”. Críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas/SP: Editora Autores Associados, 2006.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução: Luis Cláudio de Castro e Costa. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 2.ed.Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, Livro I, Tomo I, 1985.

MARX, Karl. O Capital. Livro I, Capítulo VI (inédito). 1ª edição. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas LTDA, 1978.

MÜLLER, Maristela. A Formação de Professores na Pós-graduação de Artes Visuais no Sul do Brasil. Tese de Doutorado. UDESC: Florianópolis, 2021.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Polêmicas do Nosso Tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano, novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, Dermeval. Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica. 4ª Ed. São Paulo: Cortez Editora: Autores Associados, 1984.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://www.sinte-sc.org.br/files/1081/Texto%202%20%20For%20docente%20aspectos%20hist%20Saviani.pdf. Acesso em: 21 de maio de 2021.

VÀZQUEZ, Adolfo Sánchez. As idéias estéticas de Marx. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S. A e Editora Paz e Terra, 1968.

Pubblicato

2022-01-03

Versioni

Come citare

MULLER, Maristela. Pós-graduação em a Artes Visuais e a formação de professores(as) no sul do Brasil. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 256–269, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022256. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21103. Acesso em: 21 nov. 2024.

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i