Diário de nuvem: reflexões sobre desenho e espaço
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612262020025Parole chiave:
Diário de nuvem, Arte conceitual, Desenho, Processo artístico, Lugar e paisagemAbstract
Este artigo aborda a pesquisa “Desenho de nuvem” desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal do Espírito Santo (sob orientação do Prof. Dr. Diego Rayck) e como Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Artes Plásticas (sob orientação da Prof. Dra. Aline Dias). A pesquisa é uma investigação de processo artístico sobre a série “Diário de nuvem”, trabalho em desenvolvimento desde maio de 2017, que compreende a realização diária de um desenho de observação de nuvens. Ao investir na continuidade desta proposta artística simultaneamente à investigação teórica acerca de noções de desenho, paisagem e práticas de registro diário encontradas na arte conceitual, inserindo-se no marco metodológico da pesquisa em artes. Diante das questões apontadas por “Diário de nuvem”os artistas On Kawara e Francis Alÿs são tomados como referência. Nas reflexões sobre as noções de lugar e paisagem são tomados o conceito detopofiliade Yi-Fu Tuan (2012) e a teoria deimersão espacialde Emanuele Coccia (2018).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 255p.
CAUQUELIN, A. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 196p.
COCCIA, E. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018. 160p.
DIAS, A. Desenho e cartografias cotidianas. In: COELHO, E; VILLA, D. Cartografias cotidianas. Londrina: UEL, 2011. p. 21-35.
GOETHE, J. W. O jogo das nuvens. Lisboa: Assírio e Alvim, 2003. 110p.
Guggenheim. On Kawara, Paintings: Today Series/ Date Paintings. Disponível na internet via . Acessado em 30 mar. 2019.
Guggenheim. On Kawara, Postcards: I Got Up. Disponível na internet via . Acessado em 30 mar. 2019.
MoMA. Francis Alÿs, Tornado. Disponível na internet via . Acessado em 27 out. 2019.
REY, S. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes. In BRITES, B; TESSLER, E. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. p. 123-140.
TANIZAKI, J. Em louvor da sombra. Tradução: Leiko Gotoda. São Paulo: Penguin Companhia das letras, 2017. 72p.
TUAN, Y.. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012. 342p.
UNE histoire de vent. Direção: Joris Ivens e Marceline Loridan. Produção: Marceline Loridan. França: Capi Films e La Sept Cinéma, 1988. Bobina cinematográfica (80min), son., color., 35mm.
WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. 80p.
World Meteorological Organization’s. International Cloud Atlas. Disponível na internet via . Acessado em 3 maio 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Jakslaine Silva da Penha, Aline Maria Dias
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade