Deslocamentos no espaço: representações da paisagem na pintura do século XXI no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020093Parole chiave:
paisagem, pintura, Brasil, deslocamentoAbstract
No século XXI, o conceito de paisagem e sua representação na pintura continuam se transformando, inclusive em produções brasileiras. Nelas, há um diálogo com a vivência na paisagem brasileira, seus biomas e processos urbanísticos desorganizados. A partir de experiências e deslocamento nesses espaços, os artistas produzem imagens abordando questões mostrando os impasses culturais do país. O objetivo desse artigo é investigar a relação entre a experiência de deslocamento no espaço com a representação da paisagem na produção de pintura do século XXI no Brasil, tratando dos processos artísticos envolvidos nessas produções. Para isso, serão observadas obras de artistas que tenham o deslocamento no espaço como parte do processo de produção de pintura como: Miguel Penha, David Almeida, Luiz Zerbini e Marina Rheingantz. Este artigo faz o uso de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e de análise de imagens, fundamentada em processos artísticos, culturais, históricos e tecnológicos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANJOS, Moacir dos. Contraditório: arte, globalização e pertencimento. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 2008.
BESSE, Jean-Marc. O Gosto do Mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2014.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins, 2007.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. 2ª edição. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002.
COELHO, Frederico. Da Natureza de Luiz Zerbini. 2012. Disponível em: <
http://objetosimobjetonao.blogspot.com/2014/09/da-natureza-de-luiz-zerbini.html>. Acesso em 29 out. 2019.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.
LOURENÇO, Clediane. Arcádia obstinada: a paisagem nas artes visuais do Paraná́. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de
Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Florianópolis, 2017.
MARICATO, Erminia. A bomba relógio das cidades brasileiras. Revista Democracia Viva, Rio de Janeiro: IBASE, vol 11, pág 3 a 7, 2001.Disponível em: <http://labhab.fau.usp.br/biblioteca/textos/maricato_bombarelogio.pdf>. Acesso em: 29 out. 2019.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.
MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX, Anais do Museu Paulista. São Paulo.N. Sér. v. 13. n.1.p. 133-174.
MESQUITA, Tiago. A pintura de imagem, in COELHO, Frederico; DIEGUES, Isabel. Pintura brasileira séc. XXI. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2011. pp. 270-279.
MOURA, Rodrigo. Marina Rheingantz: terra líquida. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SILVA, Francis Rodrigues da. Vistas híbridas: representações da paisagem na pintura do início do século XXI no Brasil. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná́, Curitiba, 2019.
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. A paisagem como fenômeno complexo, reflexões sobre um tema interdisciplinar. IN: ____. CANCELA, Cristina Donza; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. Paisagem e cultura: dinâmica do patrimônio e da memória na atualidade. Belém: EDUFPA, 2009. pp. 71-83.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Francis Rodrigues da Silva, Luciana Martha Silveira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade