Deslocamentos no espaço: representações da paisagem na pintura do século XXI no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234612282020093Mots-clés :
paisagem, pintura, Brasil, deslocamentoRésumé
No século XXI, o conceito de paisagem e sua representação na pintura continuam se transformando, inclusive em produções brasileiras. Nelas, há um diálogo com a vivência na paisagem brasileira, seus biomas e processos urbanísticos desorganizados. A partir de experiências e deslocamento nesses espaços, os artistas produzem imagens abordando questões mostrando os impasses culturais do país. O objetivo desse artigo é investigar a relação entre a experiência de deslocamento no espaço com a representação da paisagem na produção de pintura do século XXI no Brasil, tratando dos processos artísticos envolvidos nessas produções. Para isso, serão observadas obras de artistas que tenham o deslocamento no espaço como parte do processo de produção de pintura como: Miguel Penha, David Almeida, Luiz Zerbini e Marina Rheingantz. Este artigo faz o uso de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e de análise de imagens, fundamentada em processos artísticos, culturais, históricos e tecnológicos.
Téléchargements
Références
ANJOS, Moacir dos. Contraditório: arte, globalização e pertencimento. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 2008.
BESSE, Jean-Marc. O Gosto do Mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2014.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins, 2007.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. 2ª edição. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002.
COELHO, Frederico. Da Natureza de Luiz Zerbini. 2012. Disponível em: <
http://objetosimobjetonao.blogspot.com/2014/09/da-natureza-de-luiz-zerbini.html>. Acesso em 29 out. 2019.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.
LOURENÇO, Clediane. Arcádia obstinada: a paisagem nas artes visuais do Paraná́. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de
Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Florianópolis, 2017.
MARICATO, Erminia. A bomba relógio das cidades brasileiras. Revista Democracia Viva, Rio de Janeiro: IBASE, vol 11, pág 3 a 7, 2001.Disponível em: <http://labhab.fau.usp.br/biblioteca/textos/maricato_bombarelogio.pdf>. Acesso em: 29 out. 2019.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.
MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX, Anais do Museu Paulista. São Paulo.N. Sér. v. 13. n.1.p. 133-174.
MESQUITA, Tiago. A pintura de imagem, in COELHO, Frederico; DIEGUES, Isabel. Pintura brasileira séc. XXI. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2011. pp. 270-279.
MOURA, Rodrigo. Marina Rheingantz: terra líquida. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SILVA, Francis Rodrigues da. Vistas híbridas: representações da paisagem na pintura do início do século XXI no Brasil. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná́, Curitiba, 2019.
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. A paisagem como fenômeno complexo, reflexões sobre um tema interdisciplinar. IN: ____. CANCELA, Cristina Donza; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. Paisagem e cultura: dinâmica do patrimônio e da memória na atualidade. Belém: EDUFPA, 2009. pp. 71-83.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Francis Rodrigues da Silva, Luciana Martha Silveira 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade