O corpo, a paisagem e o percurso em “Tombo: Centro Novo, 2017” de Rochelle Costi
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612262020061Palavras-chave:
paisagem, percurso, corpo, arte contemporânea, culturaResumo
Discutindo a paisagem urbana como construção social, escolheu-se para o trabalho de Rochelle Costi “Tombo: Centro Novo, 2017” em que a artista apresenta o centro de São Paulo que já não existe, em imagens dentro de arquivos. O corpo, a paisagem e a trajetória da cidade estão intricados em uma série de imagens que obrigam o público a saírem de seus lugares de apreciadores. A instalação foi apresentada em uma exposição que discutia a cidade de São Paulo, a partir da proposição de Flusser sobre essa cidade. O artigo discute o trabalho de Rochelle relacionando a arte com a sociologia, a antropologia, apresentando a ideia de que os objetos contemporâneos, assim como a paisagem urbana, devem ser vistos de forma interdisciplinar.
Downloads
Referências
ANJOS, Moacir dos. Contraditório: Arte, Globalização e Pertencimento. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
BRAGA, Paula. Os ano 1960: descobrir o corpo. In: BARBCINSKI, Fabiana Werneck (org.). Sobre a Arte Brasileira: da Pré-história aos anos 1960. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2013.
______________________. Diferentes, Desiguais e Desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.
CHIARELLI, Tadeu. Poéticas da Tridimensionalidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NweJel6mU7k. Acesso em 15/10/2019.
COSTI, Rochelle. Site da Artista. Disponível em: www.rochellecosti.com. Acesso em 18/10/2019.
DANTO, Arthur. A Transfiguração do Lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: CosacNaify, 2005.
Exposição São Paulo não é uma cidade – invenções do centro. Disponível em: https://www.infoartsp.com.br/agenda/sao-paulo-nao-e-uma-cidade-invencoes-do-centro/. Acesso em 18/10/2019.
MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
OLIVEIRA, Deise. A Arte Brasileira dos anos 1990 através da Série “Quartos-São Paulo” de Rochlle Costi. Dissertação: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019.
SIGAUD, Marion. Antropologia do Espaço: habitar, fundar, distribuir, formar. São Paulo: Edições Sesc São Paulo. 2016.
VELASCO, Nina. A SÉRIE VULGO DE ROSANGELA RENNÓ: Fotografia, documento e estética. Trabalho apresentado no III ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Deise Aparecida de Oliveira, Luciana Martha Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade