Não eu: Rosalind Krauss e as ironias de Jasper Johns
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613312021248Parole chiave:
Pintura Modernista, Rosalind Krauss, Jasper Johns, Crítica de Arte, Arte Contemporânea.Abstract
O texto propõe uma leitura dos dois escritos da crítica estadunidense Rosalind Krauss sobre a obra do pintor Jasper Johns. Para tal, parte-se das perspectivas antitéticas da autora sobre os quadros de Johns. De um lado, Krauss analisa alguns quadros sob a chave greenbergiana. De outro lado, a autora recupera a filiação duchampiana para investigar as táticas pictóricas de Johns. A indagação que surge daí é a seguinte: em que medida que este segundo eixo de análise é complementar ao primeiro? A resposta sugerida é encontrada no texto “Não Eu”, do dramaturgo – e um dos parceiros de Johns – Samuel Beckett.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BECKETT, S. The complete dramatic works. Londres: Faber and Faber, 2006.
BUCHLOH, B. H. D. Allegorical procedures: appropriation and montage in Contemporary Art. In: Artforum, vol. XXI, n. 1, September, 1982.
DANTO, A. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
FRIED, M. Art and Objecthood. Chicago: University of Chicago Press, 1998.
GREENBERG, C. Art & Culture. Boston: Beacon Press, 1992.
GREENBERG, C. Arte & Cultura. São Paulo: Editora Ática, 1996.
GREENBERG, C. The Collected Essays and Criticism, vol. III – Affirmations and Refusals 1950-1956. Edited by John O’Brian. Chicago: Chicago Press, 1995.
GREENBERG, C. The Collected Essays and Criticism, vol. IV – Modernism with a Vengeance 1957-1969. Edited by John O’Brian. Chicago: Chicago Press, 1995.
KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KRAUSS, R. Jasper Johns: The Functions of Irony. In: October, vol. 2. (Summer, 1976), pp. 91-99.
KRAUSS, R. Jasper Johns. In: Lugano Review, vol. I/2, II, 1965.
KRAUSS, R. Passages in Modern Sculpture. The MIT Press, Cambridge, 1981.
KRAUSS, R. Perpetual Inventory. In: JOSEPH, Branden W. (ed.). October Files 4 – Robert Rauschenberg. Massachusetts: MIT Press, 2002.
KRAUSS, R. The Mind/Body Problem: Robert Morris in series (1994). In: BRYAN–WILSON, Julia (org.). October Files 15: Robert Morris. Massachusetts: The MIT Press, 2013.
ROSE, B. A B C Art. In: BATTCOCK, Gregory (ed.) Minimal Art – A Critical Anthology. New York: E. P. Dutton, 1968.
ROSENBERG, H. Objeto Ansioso. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ROSENBLUM, R. Notes on Sol LeWitt. In: LEGG, Alicia. Sol LeWitt. New York: The Museum of Modern Art, 1978.
STEINBERG, L. Outros Critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
TOMKINS, C. As vidas dos artistas. São Paulo: BEI Comunicação, 2009.
WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations. New York: Macmillan Publishing Co., Inc., 1968.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Manoel Silvestre Friques
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade