Não eu: Rosalind Krauss e as ironias de Jasper Johns

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613312021248

Palabras clave:

Pintura Modernista, Rosalind Krauss, Jasper Johns, Crítica de Arte, Arte Contemporânea.

Resumen

O texto propõe uma leitura dos dois escritos da crítica estadunidense Rosalind Krauss sobre a obra do pintor Jasper Johns. Para tal, parte-se das perspectivas antitéticas da autora sobre os quadros de Johns. De um lado, Krauss analisa alguns quadros sob a chave greenbergiana. De outro lado, a autora recupera a filiação duchampiana para investigar as táticas pictóricas de Johns. A indagação que surge daí é a seguinte: em que medida que este segundo eixo de análise é complementar ao primeiro? A resposta sugerida é encontrada no texto “Não Eu”, do dramaturgo – e um dos parceiros de Johns – Samuel Beckett.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manoel Silvestre Friques, UNIRIO

Manoel Silvestre Friques é Teórico do Teatro (UNIRIO) e Engenheiro de Produção (UFRJ). Doutor em História no Programa de História Social da PUC-Rio, foi Pesquisador Visitante da Columbia Univeristy (2015-16) e da Université Paris-Nanterre (2019). É Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Professor da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ, deu aulas, entre 2008 e 2013, nos cursos de Design de Moda e Artes da Faculdade SENAI Cetiqt. Publicou o livro de críticas Seis Chaves (EAV, 2012) e ensaios nas revistas Concinittas, Poeisis, Arte & Ensaios, Percevejo, Urdimento, E-compós, dentre outras. Dentre suas últimas curadorias destacam-se "Bailado no Tempo", individual de Juana Amorim (Centro de Justiça Federal, 2017), "Lúmens" (Furnas Espaço Cultural), "Incorpóreo" (Centro de Justiça Federal), ambas individuais de João Penoni em 2013; "Brazo de Monte", exposição individual de Andrés Boero Madrid, no Uruguai em 2014; e as exposições coletivas "Coisas Vistas Aqui e Ali, Sem Óculos" e "Curadoria Operária" (ambas no Espaço Cultural Sergio Porto, 2014).

Citas

BECKETT, S. The complete dramatic works. Londres: Faber and Faber, 2006.

BUCHLOH, B. H. D. Allegorical procedures: appropriation and montage in Contemporary Art. In: Artforum, vol. XXI, n. 1, September, 1982.

DANTO, A. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

FRIED, M. Art and Objecthood. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

GREENBERG, C. Art & Culture. Boston: Beacon Press, 1992.

GREENBERG, C. Arte & Cultura. São Paulo: Editora Ática, 1996.

GREENBERG, C. The Collected Essays and Criticism, vol. III – Affirmations and Refusals 1950-1956. Edited by John O’Brian. Chicago: Chicago Press, 1995.

GREENBERG, C. The Collected Essays and Criticism, vol. IV – Modernism with a Vengeance 1957-1969. Edited by John O’Brian. Chicago: Chicago Press, 1995.

KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KRAUSS, R. Jasper Johns: The Functions of Irony. In: October, vol. 2. (Summer, 1976), pp. 91-99.

KRAUSS, R. Jasper Johns. In: Lugano Review, vol. I/2, II, 1965.

KRAUSS, R. Passages in Modern Sculpture. The MIT Press, Cambridge, 1981.

KRAUSS, R. Perpetual Inventory. In: JOSEPH, Branden W. (ed.). October Files 4 – Robert Rauschenberg. Massachusetts: MIT Press, 2002.

KRAUSS, R. The Mind/Body Problem: Robert Morris in series (1994). In: BRYAN–WILSON, Julia (org.). October Files 15: Robert Morris. Massachusetts: The MIT Press, 2013.

ROSE, B. A B C Art. In: BATTCOCK, Gregory (ed.) Minimal Art – A Critical Anthology. New York: E. P. Dutton, 1968.

ROSENBERG, H. Objeto Ansioso. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

ROSENBLUM, R. Notes on Sol LeWitt. In: LEGG, Alicia. Sol LeWitt. New York: The Museum of Modern Art, 1978.

STEINBERG, L. Outros Critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

TOMKINS, C. As vidas dos artistas. São Paulo: BEI Comunicação, 2009.

WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations. New York: Macmillan Publishing Co., Inc., 1968.

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

FRIQUES, Manoel Silvestre. Não eu: Rosalind Krauss e as ironias de Jasper Johns. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 248–267, 2021. DOI: 10.5965/2175234613312021248. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16333. Acesso em: 24 nov. 2024.