Não eu: Rosalind Krauss e as ironias de Jasper Johns
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613312021248Palabras clave:
Pintura Modernista, Rosalind Krauss, Jasper Johns, Crítica de Arte, Arte Contemporânea.Resumen
O texto propõe uma leitura dos dois escritos da crítica estadunidense Rosalind Krauss sobre a obra do pintor Jasper Johns. Para tal, parte-se das perspectivas antitéticas da autora sobre os quadros de Johns. De um lado, Krauss analisa alguns quadros sob a chave greenbergiana. De outro lado, a autora recupera a filiação duchampiana para investigar as táticas pictóricas de Johns. A indagação que surge daí é a seguinte: em que medida que este segundo eixo de análise é complementar ao primeiro? A resposta sugerida é encontrada no texto “Não Eu”, do dramaturgo – e um dos parceiros de Johns – Samuel Beckett.
Descargas
Citas
BECKETT, S. The complete dramatic works. Londres: Faber and Faber, 2006.
BUCHLOH, B. H. D. Allegorical procedures: appropriation and montage in Contemporary Art. In: Artforum, vol. XXI, n. 1, September, 1982.
DANTO, A. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
FRIED, M. Art and Objecthood. Chicago: University of Chicago Press, 1998.
GREENBERG, C. Art & Culture. Boston: Beacon Press, 1992.
GREENBERG, C. Arte & Cultura. São Paulo: Editora Ática, 1996.
GREENBERG, C. The Collected Essays and Criticism, vol. III – Affirmations and Refusals 1950-1956. Edited by John O’Brian. Chicago: Chicago Press, 1995.
GREENBERG, C. The Collected Essays and Criticism, vol. IV – Modernism with a Vengeance 1957-1969. Edited by John O’Brian. Chicago: Chicago Press, 1995.
KRAUSS, R. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KRAUSS, R. Jasper Johns: The Functions of Irony. In: October, vol. 2. (Summer, 1976), pp. 91-99.
KRAUSS, R. Jasper Johns. In: Lugano Review, vol. I/2, II, 1965.
KRAUSS, R. Passages in Modern Sculpture. The MIT Press, Cambridge, 1981.
KRAUSS, R. Perpetual Inventory. In: JOSEPH, Branden W. (ed.). October Files 4 – Robert Rauschenberg. Massachusetts: MIT Press, 2002.
KRAUSS, R. The Mind/Body Problem: Robert Morris in series (1994). In: BRYAN–WILSON, Julia (org.). October Files 15: Robert Morris. Massachusetts: The MIT Press, 2013.
ROSE, B. A B C Art. In: BATTCOCK, Gregory (ed.) Minimal Art – A Critical Anthology. New York: E. P. Dutton, 1968.
ROSENBERG, H. Objeto Ansioso. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ROSENBLUM, R. Notes on Sol LeWitt. In: LEGG, Alicia. Sol LeWitt. New York: The Museum of Modern Art, 1978.
STEINBERG, L. Outros Critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
TOMKINS, C. As vidas dos artistas. São Paulo: BEI Comunicação, 2009.
WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations. New York: Macmillan Publishing Co., Inc., 1968.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Manoel Silvestre Friques
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade