Conexões entre Arte, Ciências e Educação: experimentando o conceito de museu imaginário
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611252019013Parole chiave:
museu imaginário, educação, arte, ciênciasAbstract
O conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, B. L.; ZYLBERSZTAJN, A.; FERRARI, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. ENSAIO - Pesquisa em Edu-cação em Ciências. Bauru:Revista Ciência & Educação, 2009.
BARROS, Manoel de. Gramática expositiva do chão (Poesia quase toda). Rio de Janei-ro: Civilização Brasileira. 2ª ed. 1990.
______.Arranjos para Assobio. 2ª ed. Rio de Janeiro, Record, 1998.
BONASTRA, Q; JOVE, G. Le grand jeu à venir. Un manifiesto educativo a partir del discurso situacionista sobre lo urbano. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales Universitat de Barcelona. Vol. XXI. Núm. 573; 1 de septiembre, 2017.
CASTELLS, M. Museus na era da informação: conectores culturais de tempo e espaço. Musas, Revista Brasileira de Museus e Museologia, Brasília, ano 7, n. 5, p. 8-21, 2010.
DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil J. Mode d’emploi du détournement. Les Lèvres nues, nº 8, mai 1956.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.
______. Rizoma, Introducción. Valencia: Pre-Textos, 2000.
______. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
EISNER, E. El arte y la creación de la mente: el papel de las artes visuales en la trans-formación de la conciencia. Barcelona: Editorial Paidós Ibérica, 2004.
GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Edusp, 2008.
JOVÉ, G. Maestras contemporáneas. Lleida: Publicaciones de la Universidad de Lleida, 2017.
______. (a) Marrones enferrujados: Encuentros y devenires en la formación. Un es-pacio híbrido entre arte y educación, en Instantes-já da formaçao docente em artes. Peterson, S y Augustowsky, G, Terracota. São Paolo, 2019.
______.(b) Poluições interdisciplinares com marrones enfurrejados, em formação dos educadores. Contaminações interdisciplinares com arte, na pedagogia e na mediao cultural. Em Martins, M., faria, A.; Lombardi, L. terracota. São Paulo, 2019.
LINS, Daniel. Mangue’s school ou por uma pedagogia rizomática. Educação & So-ciedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1229-1256, set./dez.2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 3 Agos. 2000.
MALRAUX, A. O Museu imaginário. Lisboa: Ed. 70, 2006. (Col. Arte e Comunicação).
______. Discours au Brésil – Palavras no Brasil. Org. Edson Rosa da Silva. Rio de Ja-neiro: Funarte, 2011.
OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. Dissertação de mestrado – Capítulo 2, CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006.
O’SULLIVAN, S. Art encounters Deleuze and Guattari: Thought beyond representa-tion. London: Palgrave Macmillan. 2006.
PEREC, G. Lo infraordinario. Trad. Mercedes Cebrián. Madrid: Impedimenta, 2010.
SANDELL, Richard. Museums, Society and Inequality. London: Routledge, 2002.
SILVA, A.A. da. Laboratórios dos Despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciên-cia. 2018. 1 recurso online (118 p.). Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Cam-pinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: SILVA, Antonio Almeida da. Laboratórios dos Despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciência. 2018. Disponível em:<http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/332709/1/Silva_AntonioAlmeidaDa_D.pdf>. Acesso em: 3 Agos. 2019.
SILVA, Edson Rosa da. La littérature et la culture à l’ère de la mondialisation: essai sur André Malraux. Censive: Revue internationale d’études lusophones, v. 1, p. 81-92, 2007.
ZEICHNER, K., Nuevas epistemologías en la formación del profesorado. Repensando las conexiones entre las asignaturas del campus y las experiencias de prácticas en la formación del profesorado en la universidad. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, 68, 2010, pp. 123-150.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade