José Leonilson e a poesia na fissura
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611242019011Parole chiave:
José Leonilson, arte contemporânea brasileira, palavra e imagem, poesia, traduçãoAbstract
A obra de José Leonilson é uma das produções mais emblemáticas da arte contemporânea brasileira e das mais significativas para a reflexão acerca da relação entre as linguagens verbal e visual. Sua produção é um caso notável de inserção de palavras na produção plástica. Trata-se, porém, de uma inserção na qual além de possuírem estatuto poético as palavras adquirem sentido pela sua apresentação formal e pela característica espacial dos desenhos, pinturas e bordados. Entendemos que tal produção seja significativa para que se reflita sobre as metodologias de análise propostas pela área interartes, uma vez que se apresenta capaz de aferir a eficácia de tais metodologias. Nesse sentido, propomos uma análise da metodologia e nomenclatura de análise propostas inicialmente por Leo Hoeck para os estudos interartes frente à análise de alguns trabalhos de Leonilson. A iniciativa se justifica frente ao desafio de pensarem-se as implicações do uso de tais metodologias para a tradução da obra de Leonilson para o idioma inglês, por exemplo. Basearemos a análise inicialmente em breve reflexão sobre algumas bibliografias relativas à relação entre artes e literatura, bem como procederemos à análise de trabalhos de Leonilson frente também a seu interesse pela poesia.
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