José Leonilson e a poesia na fissura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611242019011

Palabras clave:

José Leonilson, arte contemporânea brasileira, palavra e imagem, poesia, tradução

Resumen

A obra de José Leonilson é uma das produções mais emblemáticas da arte contemporânea brasileira e das mais significativas para a reflexão acerca da relação entre as linguagens verbal e visual. Sua produção é um caso notável de inserção de palavras na produção plástica. Trata-se, porém, de uma inserção na qual além de possuírem estatuto poético as palavras adquirem sentido pela sua apresentação formal e pela característica espacial dos desenhos, pinturas e bordados. Entendemos que tal produção seja significativa para que se reflita sobre as metodologias de análise propostas pela área interartes, uma vez que se apresenta capaz de aferir a eficácia de tais metodologias. Nesse sentido, propomos uma análise da metodologia e nomenclatura de análise propostas inicialmente por Leo Hoeck para os estudos interartes frente à análise de alguns trabalhos de Leonilson. A iniciativa se justifica frente ao desafio de pensarem-se as implicações do uso de tais metodologias para a tradução da obra de Leonilson para o idioma inglês, por exemplo. Basearemos a análise inicialmente em breve reflexão sobre algumas bibliografias relativas à relação entre artes e literatura, bem como procederemos à análise de trabalhos de Leonilson frente também a seu interesse pela poesia.

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Biografía del autor/a

Ana Lucia Beck, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Pesquisadora Independente. Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS), com estágio doutoral no King's College London no Spanish, Portuguese and Latin American Studies Department (University of London). Mestra em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Artes Plásticas com Habilitação em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre as Artes Visuais e a Literatura, considerando especificamente a presença de elementos verbais em produções de Artes Visuais, bem como a presença da imagem na Poesia e na Literatura. Nesse sentido, desenvolveu a dissertação de mestrado Palavras Fora de Lugar, considerando o estatuto poético da palavra na poesia e a inter-relação entre este e a presença do elemento verbal na obra do artista brasileiro José Leonilson. Em sua tese de doutorado (Entre Eu e o Outro), fez uso da metodologia comparatista para investigar o processo de criação de José Leonilson e da artista franco-americana Louise Bourgeois, detendo-se tanto na relação entre aspectos visuais e verbais na obra de ambos os artistas, como na articulação destas com aspectos da subjetividade. Sua produção teórica pode ser acessada nas páginas: www.kcl.academia.edu/AnaBeck e www.issuu.com/palavraimagem . Sua produção autoral está disponível em: www.paraisonaotemnome.blogspot.com. Durante 13 anos, atuou no Curso de Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil nos níveis de graduação, pós-graduação, extensão e administração.

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Publicado

2019-06-06

Cómo citar

BECK, Ana Lucia. José Leonilson e a poesia na fissura. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 11–27, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15029. Acesso em: 21 nov. 2024.

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