CARTA AOS LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.5965/21752346102202018037Parole chiave:
arte contemporânea, Composição Urbana (C.U.), interações em performances de rua, Fuleragem, grupo de pesquisa Corpos InformáticosAbstract
Este artigo, em formato de carta, é direcionado aos performáticos, artistas de rua, arte educadores e demais interessados em Composição Urbana (C.U.): performances de rua. Partimos da escrita de cartas para chegar à discussão do que se passa nas ruas durante as performances apresentadas pelo Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos e pelo artista ZMário, fazendo algumas considerações acerca das relações entre a arte e a vida nessas produções. São caminhadas e danças que desviam, desafiam, desfilam ruas e encruzilhadas; trabalhos individuais e em grupo que inscrevem e escrevem o corpo na cidade. Os autores utilizados são Careri, Derrida, Medeiros e Nietzsche.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CARDINALES. Perfopuerto. Disponível em:. Acesso em: 18 jul. 2017.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.
CORPOS INFORMÁTICOS. Blog. Disponível em: www.corpos.blogspot.com.br. Acesso em: 18 jul. 2017.
DELEUZE / SPINOZA. Curso de Vincennes. 13/01/1981. Disponível em: webdeleuze.com/php/texte.php?cle=31&groupe=Spinoza&langue=1.
KANTOR, Tadeusz. O teatro da Morte. São Paulo: Perspectiva/ edições SESC-SP, 2008.
LABBUCCI, Adriano. Caminhar, uma revolução. São Paulo: Martins Fontes, 2013.MEDEIROS, M.B.; ALBUQUERQUE, Natasha de. Composição urbana: surpreensão e fuleragem. Publicado no catálogo Palco Giratório: circuito nacional. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2013. Disponível em: http://grafiasdebiamedeiros.blogspot.com.br/2014/05/composicao-urbana-surpreensao-e.html. Acesso em: mai 2016.
MEDEIROS, M.B. CORPOS INFORMÁTICOS: BIRUTAS (E) VENTO, In 24º Encontro Nacional da ANPAP, 24, 2015, Santa Maria (RS). Anais, ANPAP, UFSM, 2015, p. 1461-1475. Disponível em: anpap.org.br/anais/2015/comites/cpa/maria_beatriz_de_medeiros.pdf. Acesso em: abr. 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. A Origem da Tragédia. Tradução: Erwin Theodor. 2006. Versão para e-Book. Disponível em: www.ebooksbrasil.org/eLibris/tragedia.html. Acesso em: 20 mar. 2016.
______. La Naissance de la tragédie. (Leipzig, E. W. Fritzsch, 1872). Paris: Éd. Gallimard, 1989, p.45.
ONFRAY, Michel. Teoria da viagem: poética da geografia. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.
SPINOZA, Baruch de. Ética demonstrada à maneira dos geômetras. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 2004.
ZMÁRIO. Blog. Disponível em: www.zmarioperformer.blogspot.com.br. Acesso em: 18 jul. 2017.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade